Brasil

Morre Zagallo, campeão mundial como técnico e jogador

Morre Zagallo, campeão mundial como técnico e jogador

Foto: Lucas Figueiredo

Morreu, nesta sexta-feira (5), o ex-jogador e ex-técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. O perfil oficial dele, nas redes sociais, confirmou a informação. Zagallo fez história ao ser campeão da Copa do Mundo, pela Seleção Brasileira, como atleta, treinador e membro da comissão técnica.

Alagoano, Zagallo nasceu no município de Atalaia, mas mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira nas categorias de base do América, na capital. Ainda era atleta do Sangue quando, por uma ocasião do destino, viu sua história cruzar com a da Seleção Brasileira. Aos 19 anos de idade, Zagallo era militar na Polícia do Exército quando o Brasil se classificou para a final da Copa do Mundo de 1950.

Justamente por saber dessa ligação de Zagallo com o futebol, o chefe do esquema de segurança o alocou para trabalhar nas arquibancadas do Maracanã durante Brasil x Uruguai. Foi de lá que ele acompanhou a derrota da Seleção em sua primeira final de Copa do Mundo. Oito anos depois, de dentro do campo, ele iria mudar essa história.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Já consolidado como um dos destaques do Flamengo, Zagallo foi convocado para a disputa da Taça Oswaldo Cruz em 1958. Depois de faturar o título, ele foi com o grupo da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da Suécia, no mesmo ano. No Velho Continente, esteve em campo em todas as seis partidas do Brasil na competição e fez um dos gols da Seleção na vitória por 5 a 2 sobre a Suécia, na final do Mundial.

Quatro anos mais tarde, foi novamente fundamental na conquista da Copa do Mundo de 1962, no Chile. Já aposentado dos gramados, às vésperas da Copa do Mundo do México, em 1970, o Velho Lobo foi chamado para ser técnico da Seleção Brasileira, ocupando o cargo deixado por João Saldanha meses antes do Mundial. Sob a batuta do “velho lobo”, o esquadrão, liderado por Pelé, conquistou o tricampeonato.

Morre Zagallo, campeão mundial como técnico e jogador

Zagallo foi treinador da Seleção Brasileira nas Copas de 70, 74 e 98
– Foto: Divulgação

No ciclo para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, o Velho Lobo chegou para uma função diferente. Seria o coordenador técnico da comissão chefiada por Carlos Alberto Parreira. O resultado: a quebra do jejum de 24 anos, com a conquista do tetracampeonato. Ao fim da Copa do Mundo, Parreira deixou a Seleção Brasileira e Zagallo assumiu como técnico do time pela segunda vez na carreira, conquistando o vice em 1998.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento de Zagallo.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil