
Créditos: Arquivo pessoal
Morreu, nesta sexta-feira (23), o ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Jr., o Wilsinho. Ao lado do irmão, o bicampeão Emerson Fittipaldi, ele idealizou a equipe Copersucar (depois conhecida como Escuderia Fittipaldi), a única equipe brasileira a correr até hoje na categoria.
Wilsinho Fittipaldi iniciou sua carreira no automobilismo nos anos 1960. Ele competiu em diversas categorias, incluindo a Fórmula Vê, antes de chegar à Fórmula 1. Sua estreia na Fórmula 1 foi em 1972 pela equipe Brabham.
Ao longo de sua carreira na Fórmula 1, Wilsinho competiu por várias equipes, incluindo a Brabham e a Copersucar-Fittipaldi (que foi fundada por sua família), onde acumulou as funções de piloto, proprietário e chefe de equipe.
Além de sua atuação como piloto, Wilsinho Fittipaldi também desempenhou papéis importantes fora das pistas. Ele esteve envolvido na gestão e administração de equipes, contribuindo para o desenvolvimento do automobilismo no Brasil.
Ele estava internado desde o Natal de 2023, quando sofreu uma parada respiratória ao se engasgar com um pedaço de carne. A morte de Wilsinho causou comoção na comunidade esportiva. O sobrinho-neto dele, o piloto de Fórmula 2 Enzo Fittipaldi, lamentou a perda.
“Muito obrigado por tudo que você tem feito para o automobilismo brasileiro Tio Wilsinho. Descansa em Paz, Campeão”, publicou.
Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento.