Estado do Rio de JaneiroObituárioPolítica

Morre ex-deputado federal José Maurício: uma luz na escuridão

Morre ex-deputado federal José Maurício uma luz na escuridão

Morre ex-deputado federal José Maurício, que nos governos de Leonel Brizola levou luz para onde somente havia escuridão | Reprodução/PDT

A política fluminense amanheceu de luto neste domingo (19) com a notícia do falecimento do ex-deputado federal e secretário de estado, Dr. José Maurício Linhares Barreto, aos 88 anos. O comunicado foi feito por sua esposa, Edna Ribeiro. O velório aconteceu no Salão Nobre (crematório) do Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, neste domingo (19), das 12h às 16h.

Uma vida dedicada ao serviço público

José Maurício nasceu em Campos dos Goytacazes. Todavia, era radicado em Niterói e se dividia entre as duas cidades. Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense, em 1964. Neste ano, o país estava sob a tensão do golpe civil-militar que instituiu um regime ditatorial que teve vigência durante 21 anos. Nesse ínterim, enquanto frequentava o ensino superior, trabalhou na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro e na Caixa Econômica Federal.

Buscando ampliar seu saber acadêmico, em 1987 José Maurício Linhares se graduou em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas.

Sua trajetória política tem como marca, sobretudo, a luta por justiça social e desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Sempre se opôs à ditadura, ao passo que na vigência do bipartidarismo, ingressou no MDB, em 1969. Permaneceu no partido até 1980, pois com a volta do regime pluripartidário, José Maurício Linhares, juntamente com Leonel Brizola, funda o PDT.

Morre ex-deputado federal José Maurício: uma luz na escuridão

Morre ex-deputado federal José Maurício Linhares, fundador do PDT e secretário de estado nos governos de Leonel Brizola | Câmara dos Deputados/Divulgação

O estado do Rio de Janeiro elegeu José Maurício como deputado federal por  seis mandatos consecutivos, nas eleições de 1974, 1978, 1982, 1986, 1990 e 1994. Como deputado constituinte, participou ativamente da elaboração da Constituição de 1988.

Contudo, seu principal legado político aconteceu nos dois governos de Leonel Brizola, quando esteve à frente da secretaria estadual de Minas e Energia.

Em uma de suas últimas declarações públicas sobre a política, José Maurício se mostrou desencantado.

“A política hoje perdeu a sua essência, a sua correção, a sua legitimidade. Hoje, é um balcão de negócios. Eu conheço muita gente que está vivendo de negócios através da política”, disse, em tom crítico.

“Uma Luz na Escuridão”

Nos tempos atuais, é difícil imaginar que, há apenas 40 anos, milhões de pessoas não tinham acesso à energia elétrica no estado do Rio de Janeiro. Principalmente, no interior. Então, em 1983, como Secretário de Minas e Energia, José Maurício idealizou e implementou o projeto “Uma Luz na Escuridão”, que levou energia elétrica para comunidades carentes em todo o estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa beneficiou mais de 1 milhão de pessoas e 200 mil residências. Além disso, promoveu regularização fundiária, a ampliação do saneamento básico e a oferta de ensino integral.

PDT lamenta

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e ministro da Previdência Social, lamentou a morte de José Maurício.

“Perdemos um bom combatente das causas nacionais, deputado federal de seis mandatos, o companheiro José Maurício Linhares Barreto. Meus sentimentos à família e amigos”.

Memória viva na luta por justiça e transparência

José Maurício também se destacou por sua postura combativa em defesa da população. Em 1996, tentou instituir na Câmara dos Deputados uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o processo de privatização da Light, sem sucesso.

Já em 1997, denunciava o favorecimento da Petrobras à empreiteira Odebrecht, fatos que, anos mais tarde, culminariam no escândalo do Petrolão e da Lava Jato.

Mais do que um político exemplar, José Maurício foi um homem íntegro, dedicado à construção de um estado mais justo e próspero. Seu legado de compromisso com o bem-estar social e a defesa dos direitos da população permanecerá vivo nos anais da história política fluminense.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *