Brasil

Moraes diz que 8 de janeiro foi tentativa de golpe e rebate Fux no STF

Moraes diz que 8 de janeiro foi tentativa de golpe e rebate Fux no STF | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que 8 de janeiro foi tentativa de golpe, e não um “domingo no parque”. A fala ocorreu nesta quinta-feira (11), durante julgamento da ação penal que envolve Jair Bolsonaro e aliados acusados de planejar a ruptura democrática.

Moraes destacou que os ataques não podem ser dissociados da ofensiva contra a democracia iniciada em 2021. Para ele, os atos foram organizados e liderados pelo ex-presidente.

“Não foi um domingo no parque, não foi um passeio na Disney. Foi uma tentativa de golpe de Estado”, disse o ministro.

Ele acrescentou que não houve “combustão espontânea”, mas sim articulação golpista. Moraes também exibiu vídeo de Bolsonaro atacando o Supremo, como prova da liderança do ex-presidente no movimento.

O contraste com Fux

As declarações confrontaram o voto de Luiz Fux, que na quarta-feira (10) absolveu Bolsonaro e cinco réus. Para Fux, o ex-presidente apenas “cogitou medidas”, o que não configuraria crime.

Fux também classificou como “ilação” da PGR a associação direta de Bolsonaro aos invasores que depredaram o STF, o Congresso e o Planalto. Ainda assim, votou pela condenação de Mauro Cid e Braga Netto por abolição do Estado Democrático de Direito.

A visão de Moraes

Moraes reafirmou que Bolsonaro foi “líder e ponta de lança” do discurso populista usado para desacreditar o Judiciário. Para ele, esse padrão se repete em novas ditaduras pelo mundo.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emBrasil