Leste FluminenseMaricá

Moradores denunciam coleta de lixo insuficiente em Maricá

Moradores denunciam coleta de lixo insuficiente em Maricá

Foto: Divulgação – Prefeitura de Maricá

Quinze dias de lixo acumulado. É assim que algumas ruas ficam, na cidade de Maricá. Moradores denunciam que a coleta de lixo, feita pelo governo municipal, não tem sido suficiente para atender à demanda.

De acordo com Fátima Storino, moradora de São Bento da Lagoa, a coleta de lixo deveria acontecer todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Contudo, o serviço tem sido feito a cada 15 dias, apenas, e com intervalos irregulares.

“Moro na Rua 21. O certo era ser três vezes na semana, mas tem passado sexta-feira sim e outra não. Na semana passada, a coleta aconteceu só na segunda. Já abri vários protocolos que não adiantam de nada. Será que vou ter que jogar meu lixo na esquina?”, indagou Fátima.

O bairro Jardim Atlântico, no distrito de Itaipuaçu, concentra boa parte dos moradores insatisfeitos. Um deles é Marcos Paulo, que relata que, mesmo quando o caminhão passa por seu endereço, o lixo não é levado.

“Sou morador do Jardim Atlântico Leste, na Rua 127. A coleta não funciona. Às vezes saio para trabalhar e vejo o caminhão no bairro, mas, quando chego em casa, à noite, o meu lixo está lá, intacto”, esbravejou.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

No mesmo bairro, na Rua 116, mora Daniele Barbosa. Ela reclamou que, por conta da ineficiência da coleta, é preciso levar o lixo até uma caçamba de entulho, que fica na orla.

“Aqui a coleta é horrível. Quando o caminhão não passa, a gente tem que levar até o final da praia para deixar na caçamba que tem lá. Nós pagamos o IPTU direitinho, é uma falta de respeito”, indignou-se.

Em Araçatiba, além da falta de coleta regular, moradores reclamam da falta de pavimentação nas ruas. É o caso de Lúcia Silva, que mora na Rua João Batista Deminices. Ela denuncia que o serviço, que deveria ocorrer três vezes na semana, é prestado apenas duas.

“Os dias de coleta eram para ser às terças, quintas e sábados, mas tem meses que não recolhem aos sábados. A rua não é asfaltada e nós ficamos esquecidos”, afirmou.

Em outro ponto da cidade, no bairro Itaocaia Valley, o problema persiste há pelo menos 20 anos. Berta Neiva mora na localidade há 17 anos e, segundo ela, a ineficiência da coleta de lixo na localidade é algo recorrente.

“Sai ano, entra ano e nada modifica. Não sei qual o problema que a Prefeitura tem que esse quadro catastrófico não se modifica. Isso sem contar que pagamos pela coleta e ela não é feita de modo satisfatório”, frisou.

Serviço não é barato

De acordo com levantamento feito pelo vereador Ricardo Netuno (REP), o serviço de coleta de lixo custa, aos cofres do Município, R$ 50 milhões anuais. Além disso, o Município estaria arcando com um aditivo de R$ 8 milhões.

“Não dá para continuar do jeito que está, é um absurdo. A gente não vê o caminhão compactador fazendo a coleta. Pagamos caro com um péssimo serviço, que afeta a saúde pública”, pontuou.

Município é questionado

A reportagem do FOLHA DO LESTE questionou à Prefeitura de Maricá sobre o tema. O Município afirmou que a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) está apurando as irregularidades na prestação dos serviços de coleta de resíduos nas localidades de Jardim Atlântico Leste, São Bento da Lagoa, Itaocaia Valley e Araçatiba.

O governo municipal acrescentou ainda que o serviço de coleta de resíduos é realizado em todo o município, de forma rotineira, e que eventuais inconsistências verificadas serão analisadas e adotadas providências cabíveis no intuito de melhor servir ao contribuinte.

Por fim, se porventura ainda houver algum acúmulo de resíduos, a orientação ao morador é entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do número 0800 2020 053 para solicitar o agendamento do serviço. A central funciona no horário das 08h às 17h. O cronograma dos dias de coleta nos bairros pode ser acessado pelo Instagram da Somar: @somarmarica.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *