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Moradores de Saquarema reclamam da Enel

Moradores de Saquarema reclamam da Enel

Moradores de Saquarema reclamam da Enel. Poste em chamas evidencia problemas na prestação do serviço. Foto: Reprodução.

Problemas com o fornecimento de energia da concessionária Enel têm causado transtornos em Saquarema. Os relatos vão desde quedas de luz a postes pegando fogo.

Segundo moradores da região de Jaconé, perto do limite entre a cidade e Maricá, no último sábado (22), houve várias quedas de energia, que são os chamados “picos de luz” durante todo o dia.

Alguns habitantes ainda relataram que equipamentos eletrônicos pararam de funcionar após as quedas repentinas no fornecimento de energia.

 

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Na manhã desta segunda-feira (24), o problema aconteceu em um poste, na Praça Santo Antônio, em Bacaxá, que ficou em chamas. Cinegrafistas amadores registraram o momento em que o fogo consumia os fios.

Provavelmente, um curto circuito causou o incêndio, mas as causas ainda serão investigadas. Contudo, ninguém se feriu.

Porém, a população está divulgando, inclusive, um abaixo-assinado, com o objetivo de pressionar a concessionária a melhorar os serviços.

Enel

Procurada pelo FOLHA DO LESTE a Enel informou que uma equipe da distribuidora trabalhou durante a manhã de hoje na Praça Santo Antônio, 246, no bairro de Bacaxá, em Saquarema, para realizar os reparos na rede elétrica e normalizou o fornecimento de energia no início da tarde no local.

Segundo a empresa, as faíscas se originaram nos cabos de telecomunicação, e o fogo acabou atingindo também a rede elétrica. A distribuidora afirmou que tem detectado que os casos de incêndios em postes da Enel, em sua maioria no município, têm origem em equipamentos do sistema de telecom.

Neste sentido, a distribuidora elaborou um cronograma de inspeções e ações de regularização destes cabos instalados em postes com estrutura compartilhada com empresas provedoras de serviços de telefonia e internet no município.

A Enel destacou que as inspeções são fundamentais para garantir que o compartilhamento de postes seja feito de forma ordenada. Todas as empresas de telecomunicação são previamente notificadas sobre essas ações de regularização, bem como sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento de postes. A gestão é feita pela empresa titular do poste e o serviço se dá por meio de um contrato de aluguel. Cabos clandestinos, pertencentes a empresas sem contrato com a Enel, são retirados imediatamente durante as inspeções.

Em relação a eventuais danos a equipamentos provocados por eventos associados à rede elétrica, a Enel esclarece que segue o que determina a ANEEL, que estabelece os critérios de ressarcimento de danos a serem adotados pelas distribuidoras de energia elétrica. A companhia acrescenta que o cliente pode dar entrada na solicitação de ressarcimento atendendo aos seguintes requisitos:

• Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
• Informar a data e o horário prováveis da ocorrência que o cliente acredita que tenha causado o dano;
• Relatar o problema apresentado;
• Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.

Para solicitar o ressarcimento, o cliente pode entrar em contato pela Central de Relacionamento (0800 280 0120) ou atendimento presencial nas lojas de atendimento.

 

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