Maricá

Minimecanização agrícola: agricultores familiares e cooperativados recebem informações

Agricultores familiares e cooperativas rurais de Maricá estão se preparando para colher os benefícios da minimecanização agrícola, com a oferta de um curso gratuito nesta sexta-feira na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. A iniciativa é uma parceria entre a Codemar e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio do projeto Inova Agroecologia Maricá. Os produtores foram apresentados a novas tecnologias e maquinários de pequeno porte, além de aprender sobre manutenção e uso de equipamentos.

O engenheiro agrônomo da UFRRJ Giovane Leal de Souza Silva explicou que a minimecanização torna o trabalho no campo menos exaustivo e aumenta a produtividade e lucratividade das famílias. “Com a minimecanização, o produtor passa a ter mais qualidade de vida. O trabalho demanda menos tempo, permitindo que os produtores possam morar na zona urbana. Isso permite que os descendentes de agricultores continuem as atividades”, destacou.

Os cursos oferecidos gratuitamente pelo Inova Agroecologia Maricá visam dinamizar a produção rural, disseminando boas práticas, técnicas de manejo, cultivares com maior valor agregado e tecnologias. Os produtores têm acesso a consultores, sementes e mudas, e todo o trabalho é desenvolvido dentro das práticas agroecológicas e orgânicas.

Para os agricultores que já atuam no campo, o curso representa um aprimoramento importante, inclusive para Lucas Gonçalves Vilas, de 22 anos, responsável pelo maquinário da cooperativa que participou da aula. “Esse tipo de curso é importante porque nos atualiza dos maquinários, ajuda a avaliar melhor as necessidades e os benefícios de cada um. Vi que uma serrinha de mão e uma adaptação da roçadeira para enxada pode acelerar o nosso trabalho. Função de dois dias daria para a gente fazer em um só”, afirmou.

Com o incentivo da minimecanização e a capacitação dos agricultores, a produção rural em Maricá deve alcançar patamares mais elevados de eficiência e produtividade, além de proporcionar mais qualidade de vida e a permanência das atividades no campo.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Maricá