Rio de Janeiro - Capital

Milicianos do bonde de Zinho presos por extorsão

Milicianos do bonde de Zinho presos por extorsão

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (25), a Polícia Civil realizou uma operação em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que resultou na prisão em flagrante de Marcos Antônio Souza Silva e Luiz Carlos de Souza Girão, integrantes da milícia liderada por Luís Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho.

A ação foi conduzida pela Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) em conjunto com a Ssinte (Subsecretaria de Inteligência).

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

Durante a operação, foram apreendidos um veículo adulterado e roubado, uma pistola .380, fardas policiais, dinheiro, coletes e anotações referentes às cobranças e extorsões realizadas pelos criminosos.

A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima relatando extorsões praticadas por milicianos armados na região. Após monitoramento, os policiais encontraram os suspeitos e o material. Marcos Antônio Souza Silva e Luiz Carlos de Souza Girão serão indiciados por porte ilegal de arma de fogo, extorsão, constituição de milícia privada e receptação.

Violência na Zona Oeste

A Zona Oeste vem sofrendo com uma crescente onda de violência. A região tem enfrentado um conflito entre milicianos e traficantes ligados a Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, que foi preso em dezembro de 2023, e Leandro Xavier da Silva, conhecido como Playboy, que foi morto em um confronto com a Polícia Civil no Complexo da Maré, na Zona Norte, em junho do ano passado.

Na madrugada desta quarta-feira (24), foram presos dois líderes da milícia de Curicica, na Zona Oeste. Segundo a polícia, Cláudio César Rocha, conhecido como Cara de Ferro, e Anderson Ferreira de Oliveira, também conhecido como Andinho, foram abordados na saída de uma boate. Durante uma troca de tiros com os seguranças dos milicianos, dois seguranças morreram na tentativa de impedir a prisão.

O delegado João Valentim afirmou que essa prisão é importante tanto para a Polícia Civil quanto para a sociedade, pois desarticula a milícia da região. Ele ressaltou que esses criminosos são narcomilicianos que estão envolvidos com o tráfico de drogas e dominam a região da Curicica e áreas adjacentes. Além disso, tinham planos de expandir seu território, portanto a prisão deles ajudará a diminuir a tensão entre as facções.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *