Baixada FluminenseEstado do Rio de Janeiro

Milícia de Zinho: Operação policial mira lavagem de dinheiro

Milícia de Zinho: Operação policial mira lavagem de dinheiro

Milícia de Zinho: Operação policial mira lavagem de dinheiro | Reprodução

Em uma megaoperação policial deflagrada na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Civil do Rio de Janeiro desferiu um duro golpe contra a milícia de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho. Batizada de “Operação Magnum”, a ação tem como objetivo desarticular uma complexa rede de lavagem de dinheiro e atividades ilícitas que sustentavam o grupo criminoso.

+ LEIA TAMBÉM: ►Guarda ambiental encontra 13 filhotes de Jacaré em Piratininga

As investigações revelaram um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro que movimentava cerca de R$ 30 milhões entre 2021 e 2024. Através de empresas do setor de transporte e utilizando intermediários, os criminosos tentavam mascarar a origem ilícita dos recursos provenientes de atividades como grilagem de terras, loteamento irregular de terrenos e extorsões.

Sendo assim, um dos principais alvos da operação, inicialmente ligado ao miliciano Danilo Dias Lima, o Tandera, teria se aliado à milícia de Zinho em 2022, após sofrer baixas em sua própria organização criminosa. Assim, essa transição marcou a ascensão de Zinho como figura central na lavagem de dinheiro para a milícia.

+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Dessa forma, com o objetivo de desmantelar o esquema criminoso, a Operação Magnum mobilizou um grande efetivo da Polícia Civil, incluindo agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). Assim, as equipes de inteligência, unidades táticas, peritos financeiros e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) também participam da ação.

Enfim, a operação cumpre mais de 50 mandados de busca e apreensão em diversos locais, incluindo Santa Cruz e Campo Grande na Zona Oeste do Rio, Seropédica na Baixada Fluminense, Petrópolis na Região Serrana, e ainda em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo, em parceria com as polícias dos estados.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *