
Ironilda levou Cracudo, Bela e Mufase para se vacinarem e receberem o chip de identificação no Parque Oeste | Divulgação
Identidade para pets e lazer para a família. A microchipagem gratuita de animais e a vacinação antirrábica são os grandes destaques do evento comemorativo do Dia da Família, realizado neste sábado (17), no Parque Oeste, em Inhoaíba, Zona Oeste do Rio.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais preparou a distribuição de 500 microchips de identificação e 1.500 doses da vacina, sem custo algum, para os bichinhos de estimação.
“Os animais microchipados recebem por e-mail a carteirinha com nome, vacinação, idade, raça, contato do tutor e outras as informações. É muito importante registrar o seu animal. As informações ficam armazenadas no banco de dados da prefeitura. Se o animal se perder, temos como identificá-lo e localizar o tutor. A microchipagem também é uma forma de sabermos o número de animais que vivem na cidade do Rio de Janeiro , para que as políticas públicas sejam mais eficientes”, afirma o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
O programa atraiu tutores de todas as idades. Ironilda Ribeiro Joaquim, manicure, levou três cães da família: Cracudo, Bela e Mufase.
“Trouxe ele, a Bela e o filhote deles, o Mufase. Eles não são de fugir, mas, se por um acaso se perderem, temos como encontrá-los. É muito importante microchipar. É a identidade do animal”, afirmou.
Tuane de Oliveira Marinho também aproveitou para garantir o microchip da poodle Bela.
“Alguém pode pegar, aí já viu. A gente se apega ao animal”, disse a dona de casa. Desde 2023, mais de 200 mil cães e gatos já receberam os microchips, segundo a Prefeitura do Rio.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Além dos cuidados com os bichos, o evento celebra o Dia Internacional da Família, lembrado em 15 de maio. O Parque Oeste está em festa desde às 9h e a programação segue até às 20h, com dois palcos e uma série de atrações culturais. Orquestra Chiquinha Gonzaga, Lourena, Pixote e a Mocidade Independente de Padre Miguel vão passar pelo local.
Para crianças e jovens, há opções variadas: recreação, apresentações circenses e até uma competição de danças no estilo TikTok.
Os adultos também podem resolver pendências. Diversos órgãos públicos estão no local até às 17h, oferecendo serviços como orientação jurídica, defesa do consumidor, encaminhamento ao mercado de trabalho e acesso a programas sociais. Dentre eles, estão: Assistência Social, Defensoria Pública, Procon Carioca, Detran, Tribunal de Justiça, Secretaria de Esportes, e Delegacia de Atendimento à Mulher.