
Foto: Reprodução – Internet
O ator irlandês Michael Gambon, conhecido por interpretar o mago Albus Dumbledore nos filmes da franquia “Harry Potter”, faleceu nesta quinta-feira aos 82 anos. A confirmação foi feita pela família do artista, que foi o segundo a dar vida ao personagem, inicialmente interpretado por Richard Harris.
Gambon morreu de forma pacífica no hospital, conforme declaração da agente de relações públicas Clair Dobbs. Em comunicado assinado por Lady Gambon e seu filho Fergus, a família lamenta a perda do renomado Sir Michael Gambon.
Carreira
Nascido em Dublin, Irlanda, em 1940, Sir Michael John Gambon iniciou sua carreira nos palcos em 1960. Ao longo dos anos, ele também estrelou em produções televisivas e cinematográficas. Em 2003, Gambon assumiu o papel de Dumbledore na série de filmes “Harry Potter”, após a morte de Richard Harris, que interpretou o personagem nos dois primeiros filmes. Dumbledore, diretor de Hogwarts, a escola de magia da série, foi um dos principais aliados do jovem bruxo Harry Potter, interpretado por Daniel Radcliffe, durante seus primeiros seis anos na instituição.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Além de seu icônico papel como Dumbledore, Gambon é conhecido por sua interpretação como o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” (1989), dirigido por Peter Greenaway, e como o idoso rei George V em “O Discurso do Rei” (2010), dirigido por Tom Hooper.
Nas redes sociais, fãs da saga “Harry Potter” lamentaram a perda de Michael Gambon. Admiradores ressaltaram o legado deixado pelo ator como Dumbledore, que marcou gerações. Desejos de descanso em paz foram expressos e várias homenagens em referência à temática mágica da série foram feitas.