A princípio, a tão esperada Linha 3 do Metrô do Rio voltou a discussão pelo governo estadual. Na próxima semana, será lançado um chamamento público para estudos do projeto, que pretende ligar São Gonçalo e Niterói ao centro da capital fluminense. O secretário estadual de transportes, Washington Reis divulgou a informação através da Band Rio.
Projeto
Assim sendo, o chamamento tem como objetivo auxiliar na elaboração do projeto. Em síntese, o modal partirá da Praça XV, no centro do Rio. Logo, atravessará a Baía de Guanabara, passando por Niterói e São Gonçalo, e chegará até o município de Itaboraí.
Sobretudo, a tão discutida Linha 3 começou a ganhar força nos anos 2000. Imediatamente, naquela época, diversos estudos e anúncios pretendiam torná-la realidade, contando com ajuda do governo federal.
Em 2008, esperava-se que a linha tivesse uma extensão de 28,5 km, sendo 19 km percorridos em vias elevadas, 4 km em superfície e os restantes 5,5 km em trechos subterrâneos que atravessariam a Baía de Guanabara.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A estimativa, na época, era de que a linha pudesse transportar diariamente 470 mil passageiros, sendo um grande benefício para os trabalhadores do Comperj, um complexo petroquímico localizado ao norte de Itaboraí, que estava em construção.
Desde a inauguração da Linha 4 em 2016, parte das obras relacionadas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, não houve expansões significativas no sistema metroviário da cidade. Agora, a retomada do projeto da Linha 3 traz esperança para os moradores das regiões de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, que aguardam ansiosamente por mais opções de transporte público eficiente.