NiteróiPolícia

Metade da população em situação de rua em Niterói possui anotações criminais, afirma Segurança Presente

Metade da população em situação de rua em Niterói possui anotações criminais, afirma Segurança Presente

Foto: Divulgação/Segurança Presente

Aproximadamente 50% das pessoas que vivem em situação de rua, na cidade de Niterói, possuem anotações criminais. A operação Segurança Presente divulgou o dado, na quarta-feira (25), em reunião com representantes da sociedade civil e síndicos, no Centro de Niterói.

O encontro teve como objetivo debater ações sociais e de combate a furtos, realizadas pela equipe de assistência social, junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. O coordenador do Segurança Presente na cidade, major Abrahão Clímaco, revelou os dados.

Foi verificado que 50% dos cadastrados têm anotações criminais diversas. Há ainda problemas relacionados à saúde e assistência, que, quando não tomadas medidas efetivas, recaem sobre a segurança pública”, afirmou Clímaco.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O empresário e diretor comercial da CDL, Rogério Rosetti, foi uma das vítimas recentes. Depois de ter uma de suas lojas invadida e furtada pela terceira vez em menos de 3 meses, em frente a uma delegacia da Zona Sul, o empresário deu início às mobilizações de cobrança ao poder público junto a juntas frentes representativas da cidade.

“Não dá mais para termos essa sensação de insegurança e ver lojas tradicionais sendo fechadas por conta deste abandono. As ruas de Niterói estão cheias de pessoas em situação de rua e doentes pelo uso de drogas. Estes encontros vêm para que todos nós juntos, empresários, poder público e privado e principalmente a população no geral para que possamos discutir e pensar em medidas cabíveis e não ilusórias, já que sabemos que as ações vêm da política. Se o que cabe a nós é chamar atenção, vamos fazer”, enfatizou Rosetti.

O major explicou como funcionam as dinâmicas de abordagem e pontuou que, por o furto ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, muitos suspeitos sequer ficam presos. Todavia o coordenador frisou que, ainda assim, os agentes não diminuem os esforços contra a prática.

Muitos furtadores, de tanto prendermos conhecemos pelo nome, mas não é motivo de desânimo, pois estamos aqui com objetivo de redução desses indicadores e quando atingem mais de quatro anotações, qualificam como furtador contumaz, logo, tem uma certa punibilidade”, destacou o coordenador.

Dor de cabeça constante

Furtos tem sido motivo de dor de cabeça constante para as forças de segurança que atuam em Niterói. Há inúmeros registros recentes, principalmente em estabelecimentos comerciais, tais como uma loja de ferragens em Icaraí, uma creche no Pé Pequeno e uma lanchonete em Santa Rosa. Alguns deles, foram alvo dos criminosos por mais de uma vez.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói