O Flamengo inscreveu Gabigol na lista de jogadores para a Copa Libertadores da América, mesmo com o atacante suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentar fraudar um exame antidoping. O clube tem até sexta-feira (29) para enviar a lista final de 50 jogadores à Conmebol.
Gabigol foi condenado na última segunda-feira (25) e a pena começou a valer em 8 de abril de 2023, data do exame. A defesa do jogador entrará com pedido de efeito suspensivo para que ele possa jogar até o julgamento do recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
Mesmo inscrito, Gabigol não pode frequentar as dependências do clube e, consequentemente, não tem condições de jogo. O Flamengo estreia na Libertadores na próxima terça-feira (2), contra o Millonários, na Colômbia.
Sendo assim, Gabigol é acusado de dificultar a realização de um exame antidoping surpresa no dia 8 de abril de 2023. Segundo os agentes, ele se mostrou contrariado com a equipe antidopagem e ignorou os agentes antes e depois do treino do Flamengo.
Além disso, Gabigol foi ao banheiro sem a presença de um fiscal e entregou o pote sem a tampa. Assim, o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, aplicado no caso, prevê suspensão de até quatro anos em caso de fraude ou tentativa de fraude.