Estado do Rio de JaneiroPolíciaRegião dos Lagos

Mentor de estupro coletivo é preso em Rio das Ostras – VÍDEO

Mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras nesta terça-feira (19) | Reprodução

Mentor do estupro coletivo é preso em Rio das Ostras nesta terça-feira (19) | Reprodução

A polícia prendeu na manhã desta terça-feira (19), em Rio das Ostras,  na Região dos Lagos, Eduardo dos Santos Pereira, mentor do crime conhecido como “Barbárie de Queimadas”. Trata-se de um cruel caso de estupro coletivo de ampla repercussão nacional, ocorrido há 10 anos. O criminoso, foragido desde novembro de 2020, estava escondido em uma casa alugada e não resistiu a prisão. O vídeo do momento da prisão está no final da reportagem.

Pelo crime, Eduardo tem de cumprir 108 anos de prisão. A pena resulta da soma suas condenações  por homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de armas.

O Crime

Izabella e Michelle, vítimas fatais do mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras | Reprodução TV Globo

Em fevereiro de 2012, cinco mulheres foram vítimas de um cruel estupro coletivo, durante a festa de aniversário do irmão do facínora, no município de Queimadas, na Paraíba. Duas delas, Isabela Pajuçara (27 anos) e Michelle Domingos (29 anos), foram assassinadas após reconhecerem os agressores. O crime bárbaro, “oferecido” por Eduardo a seu irmão Luciano como um “presente”, chocou o Nordeste e repercutiu em todo o Brasil.

Eduardo, mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras, na ocasião de seu julgamento | Reprodução

Eduardo, mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras, na ocasião de seu julgamento | Reprodução

Diversas circunstâncias relacionadas à premeditação e planejamento do crime, que constam como prova das investigações demonstram a perversidade dos envolvidos. Sobretudo, a compra de cordas e fitas adesivas para amarrar as vítimas. Durante a festa, eles apagaram as luzes da casa. Encapuzados, simularam um assalto, ao passo que amarraram as vítimas. Logo em seguida, cometeram os estupros.

Condenação e fuga

Em 2012, seis dos envolvidos foram condenados por estupro, cárcere privado e formação de quadrilha, com penas que somadas chegam a 186 anos. Porém, os adolescentes envolvidos no crime, cumpriram medidas socioeducativas. Eduardo, mentor e executor dos assassinatos, após o devido julgamento, recebeu a pena de 108 anos de prisão.

Penitenciária de onde o mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras fugiu

Penitenciária de onde o mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras fugiu | Reprodução Google Maps

No entanto, em novembro de 2020, ele fugiu da Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, a PB1, em João Pessoa, na Paraíba. Apesar de considerada como de “segurança máxima”, Eduardo escapou pela porta lateral da unidade.

Repercussão e busca

A fuga de Eduardo gerou grande comoção e mobilização das autoridades. Ainda mais, após a exibição do caso no programa “Linha Direta”, da TV Globo. Desse modo, a Polícia Civil da Paraíba intensificou investigações. Enfim, após diligências e ações de monitoramento, conseguiu capturá-lo em Rio das Ostras.

 

Vídeo

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.