Estado do Rio de JaneiroPolíciaRegião dos Lagos

Mentor de estupro coletivo é preso em Rio das Ostras – VÍDEO

Mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras nesta terça-feira (19) | Reprodução

Mentor do estupro coletivo é preso em Rio das Ostras nesta terça-feira (19) | Reprodução

A polícia prendeu na manhã desta terça-feira (19), em Rio das Ostras,  na Região dos Lagos, Eduardo dos Santos Pereira, mentor do crime conhecido como “Barbárie de Queimadas”. Trata-se de um cruel caso de estupro coletivo de ampla repercussão nacional, ocorrido há 10 anos. O criminoso, foragido desde novembro de 2020, estava escondido em uma casa alugada e não resistiu a prisão. O vídeo do momento da prisão está no final da reportagem.

Pelo crime, Eduardo tem de cumprir 108 anos de prisão. A pena resulta da soma suas condenações  por homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de armas.

O Crime

Izabella e Michelle, vítimas fatais do mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras | Reprodução TV Globo

Em fevereiro de 2012, cinco mulheres foram vítimas de um cruel estupro coletivo, durante a festa de aniversário do irmão do facínora, no município de Queimadas, na Paraíba. Duas delas, Isabela Pajuçara (27 anos) e Michelle Domingos (29 anos), foram assassinadas após reconhecerem os agressores. O crime bárbaro, “oferecido” por Eduardo a seu irmão Luciano como um “presente”, chocou o Nordeste e repercutiu em todo o Brasil.

Eduardo, mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras, na ocasião de seu julgamento | Reprodução

Eduardo, mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras, na ocasião de seu julgamento | Reprodução

Diversas circunstâncias relacionadas à premeditação e planejamento do crime, que constam como prova das investigações demonstram a perversidade dos envolvidos. Sobretudo, a compra de cordas e fitas adesivas para amarrar as vítimas. Durante a festa, eles apagaram as luzes da casa. Encapuzados, simularam um assalto, ao passo que amarraram as vítimas. Logo em seguida, cometeram os estupros.

Condenação e fuga

Em 2012, seis dos envolvidos foram condenados por estupro, cárcere privado e formação de quadrilha, com penas que somadas chegam a 186 anos. Porém, os adolescentes envolvidos no crime, cumpriram medidas socioeducativas. Eduardo, mentor e executor dos assassinatos, após o devido julgamento, recebeu a pena de 108 anos de prisão.

Penitenciária de onde o mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras fugiu

Penitenciária de onde o mentor do estupro coletivo preso em Rio das Ostras fugiu | Reprodução Google Maps

No entanto, em novembro de 2020, ele fugiu da Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, a PB1, em João Pessoa, na Paraíba. Apesar de considerada como de “segurança máxima”, Eduardo escapou pela porta lateral da unidade.

Repercussão e busca

A fuga de Eduardo gerou grande comoção e mobilização das autoridades. Ainda mais, após a exibição do caso no programa “Linha Direta”, da TV Globo. Desse modo, a Polícia Civil da Paraíba intensificou investigações. Enfim, após diligências e ações de monitoramento, conseguiu capturá-lo em Rio das Ostras.

 

Vídeo

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *