No dia 9 de agosto, Mário Jorge Lobo Zagallo completa 92 anos de vida. Uma verdadeira lenda do futebol mundial, Zagallo é considerado o mais completo campeão mundial, com um currículo repleto de conquistas e feitos marcantes. Para a CBF, esta data é motivo de comemoração não apenas para Zagallo e seus familiares, mas também para todos aqueles que o viram brilhar como atleta, treinador e coordenador-técnico.
Com quatro títulos de Copa do Mundo e um recorde de sete participações, Zagallo se tornou uma figura icônica no cenário futebolístico. “Parabéns ao Mario Jorge Lobo Zagallo por seus 92 anos de uma vida espetacular dedicada ao futebol e à Seleção Brasileira. Zagallo é um símbolo de grandiosidade, com um feito inédito em sua carreira. É sempre uma honra reverenciá-lo”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
No ano passado, a CBF prestou uma homenagem a Zagallo ao instalar uma estátua de cera em sua homenagem no Museu Seleção Brasileira. A obra, que envolveu 26 artesãos e cerca de dois anos de trabalho, pesa 30 quilos. Para a produção, foram necessárias mais de 300 medições feitas na casa do Velho Lobo e quase 500 fotos.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Zagallo participou de sete Copas do Mundo, sendo protagonista nas conquistas dos títulos em 1958 e 1962. Em 1970, comandou a Seleção naquela que foi considerada a Copa mais emblemática de todos os tempos, conquistando o tricampeonato com uma atuação impecável na final contra a Itália.
Sendo assim, apesar da falta de sorte na Copa de 1974, Zagallo continuou sua jornada no futebol, agora como treinador. Contudo, ao lado de Carlos Alberto Parreira, ele se tornou o primeiro tetracampeão mundial na Copa dos EUA, em 1994. Em 1998, na Copa da França, Zagallo levou a Seleção Brasileira mais uma vez até a final, mas acabou sendo derrotado pela seleção francesa.
Dessa forma, além dos títulos e feitos dentro de campo, Zagallo também é conhecido por seu temperamento, frases de efeito e superstições. Sua frase “vocês vão ter que me engolir” ficou marcada após a conquista da Copa América em 1997. Outra característica curiosa é sua fixação pelo número 13, chegando até mesmo a formular frases com treze letras.
Sendo assim, que Zagallo possa comemorar seu aniversário por muitos mais anos, sempre sendo reverenciado pela sua grandiosidade no esporte. Viva Zagallo 92!