ColunistasRita Carvalho - Constelações

Medicina Integrativa e a importância dela para a saúde

Foto: Freepik

Há quase uma semana foi celebrada uma data que destaca a importância da Prática Integrativa e Complementar à Saúde (Pics) para o ser humano. Isso porque em 23 de janeiro comemora-se o Dia da Medicina Integrativa.

As Pics atuam na promoção, prevenção e tratamento da saúde por meio de tratamento especial ao paciente de acordo com o seu estado físico e emocional. A Organização Mundial da Saúde reconhece tais práticas como integrativas desde o fim dos anos 1970.

Incluem-se no rol das Pics as seguintes práticas: acupuntura, fitoterapia e homeopatia, fitoterapia e plantas medicinais, práticas corporais chinesas, meditação, dança circular, ioga, etc.

Outra prática integrativa é a naturopatia, que busca encontrar aumentar a qualidade de vida por meio do equilíbrio entre corpo, mente e espírito da pessoa. Isso se dá através do contato com a natureza.

A jornalista Iva Maria conheceu essa prática durante o período em que trabalhou como assessora de imprensa de um curso em pós-graduação em Naturopatia. Com isso veio o interesse em conhecer mais sobre o tema. Atualmente, ela trabalha como naturopata.

“Durante o período em que fazia a assessoria de comunicação percebi o quanto é benéfica essa prática para o ser-humano. Quando eu conheci, tinha um nível de estresse muito grande, pois fazia muitas tarefas, tinha bastante agitação na minha vida, má alimentação e poucas horas de sono. Tudo isso me trouxe consequências ruins. Ao conhecer melhor o curso, vi como a naturopatia iria me auxiliar a trazer mais qualidade de vida. E durante minha formação me encantei com inúmeras oportunidade que a naturopatia oferece através dos diversos elementos da natureza”, conta Iva.

Trabalhando em Cabo Frio, na Região dos Lagos, Iva acrescenta que outro benefício da Naturopatia, válido também para qualquer uma das Pics, é como uma prática dialoga com a outra dentro da medicina integrativa. Por isso, ela também buscou outras formações relacionadas ao tema.

“Depois que me formei em Naturopatia, busquei outras formações dentro dessas práticas. Procurei mais informações a respeito e descobri que há outras Pics que a gente usa que estão elencadas a essa prática”, detalha.

Atualmente, o  Sistema Único de Saúde (SUS) oferece,  de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Todas fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC)

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas