A Marinha do Brasil se pronunciou, nesta terça-feira (21), sobre os recentes casos de explosões de barcos em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os incidentes aconteceram na última sexta-feira (17) e na anterior, 10 de maio.
+ LEIA TAMBÉM: ►Ataque de cães no Rio de Janeiro: média é de 13 por dia
A instituição, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN), informou que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) instaurou Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN). O objetivo é apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades.
As explosões ocorreram, no município de Cabo Frio, nos dias 10 e 17 de maio. Nas ocasiões, as embarcações “A MAR I” e “BRADOCK”, respectivamente sofreram avarias acarretando em incêndios a bordo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A DelCFrio destacou que dois IAFN foram instaurados e encontram-se em fase inicial de coleta de informações e oitiva de testemunhas. Após concluídos os IAFN, os autos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo (TM), órgão responsável por julgar a ação e eventualmente atribuir sanções punitivas na esfera administrativa. Entre as possíveis penalizações estão multas, suspensão e até cancelamento dos certificados de habilitação.
É importante salientar, que a embarcação “A MAR I” foi reflutuada e levada para a marina designada pelo proprietário, onde foi realizada a perícia. Já a embarcação “BRADOCK” afundou no local do incêndio e o proprietário foi notificado para que realize a reflutuação da embarcação conforme art.5 da Lei 7.542/1986.
“Ademais, a DelCFrio ressalta que realiza inspeções diárias nos quatorze municípios que fazem parte da sua Área de Jurisdição. A delegacia informa ainda que neste ano já foram realizadas 5.425 abordagens resultando em 260 notificações, além de 16 apreensões na região”, informou a Marinha.
Explosão no mar
Na tarde da última sexta-feira (17), uma nova explosão de lancha chocou a moradores e turistas de Cabo Frio. O fato aconteceu na Praia do Forte, a principal da cidade. Ainda não há informações sobre as causas do incidente. Mas o fato levanta um importante debate sobre a segurança marítima na região. Afinal, este se trata do segundo acidente grave em sete dias em Cabo Frio.
+ LEIA TAMBÉM: ►Maricá e MP se unem no combate a construções irregulares
Este novo episódio trágico se soma à explosão de outra lancha no bairro da Passagem, em Cabo Frio, na sexta-feira anterior (10). O acidente deixou seis pessoas gravemente feridas e evidenciou a urgência de medidas para prevenir novas tragédias. Especialistas marítimos e autoridades locais atribuem as explosões à falta de fiscalização e manutenção adequada das embarcações.