Cabo FrioEstado do Rio de Janeiro

Marinha se pronuncia sobre explosões de barcos em Cabo Frio

Marinha se pronuncia sobre explosões de barcos em Cabo Frio

Nova explosão de lancha em Cabo Frio | Reprodução

A Marinha do Brasil se pronunciou, nesta terça-feira (21), sobre os recentes casos de explosões de barcos em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os incidentes aconteceram na última sexta-feira (17) e na anterior, 10 de maio.

+ LEIA TAMBÉM: ►Ataque de cães no Rio de Janeiro: média é de 13 por dia

A instituição, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN), informou que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) instaurou Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN). O objetivo é apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades.

As explosões ocorreram, no município de Cabo Frio, nos dias 10 e 17 de maio. Nas ocasiões, as embarcações “A MAR I” e “BRADOCK”, respectivamente sofreram avarias acarretando em incêndios a bordo.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A DelCFrio destacou que dois IAFN foram instaurados e encontram-se em fase inicial de coleta de informações e oitiva de testemunhas. Após concluídos os IAFN, os autos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo (TM), órgão responsável por julgar a ação e eventualmente atribuir sanções punitivas na esfera administrativa. Entre as possíveis penalizações estão multas, suspensão e até cancelamento dos certificados de habilitação.

É importante salientar, que a embarcação “A MAR I” foi reflutuada e levada para a marina designada pelo proprietário, onde foi realizada a perícia. Já a embarcação “BRADOCK” afundou no local do incêndio e o proprietário foi notificado para que realize a reflutuação da embarcação conforme art.5 da Lei 7.542/1986.

“Ademais, a DelCFrio ressalta que realiza inspeções diárias nos quatorze municípios que fazem parte da sua Área de Jurisdição. A delegacia informa ainda que neste ano já foram realizadas 5.425 abordagens resultando em 260 notificações, além de 16 apreensões na região”, informou a Marinha.

Explosão no mar

Na tarde da última sexta-feira (17), uma nova explosão de lancha chocou a moradores e turistas de Cabo Frio. O fato aconteceu na Praia do Forte, a principal da cidade. Ainda não há informações sobre as causas do incidente. Mas o fato levanta um importante debate sobre a segurança marítima na região. Afinal, este se trata do segundo acidente grave em sete dias em Cabo Frio.

+ LEIA TAMBÉM: ►Maricá e MP se unem no combate a construções irregulares

Este novo episódio trágico se soma à explosão de outra lancha no bairro da Passagem, em Cabo Frio, na sexta-feira anterior (10). O acidente deixou seis pessoas gravemente feridas e evidenciou a urgência de medidas para prevenir novas tragédias. Especialistas marítimos e autoridades locais atribuem as explosões à falta de fiscalização e manutenção adequada das embarcações.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cabo Frio