Leste FluminenseMaricá

Maricá sedia seminário internacional sobre povos indígenas

Maricá sedia seminário internacional sobre povos indígenas

Foto: Divulgação

Maricá será palco central das culturas indígenas nesta semana. Com o apoio da Prefeitura de Maricá, através da Codemar e da Biotec Maricá, representantes dos povos originários da Costa Verde estarão reunidos com indígenas locais e representantes de outras regiões da América do Sul no “VI Seminário Internacional América Indígena”, que ocorrerá na quinta-feira (09). O evento é organizado pela UFRRJ, UERJ e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Educação e pesquisa serão focos importantes desta iniciativa. Os integrantes de aldeias de Angra dos Reis e Paraty começam a chegar a Maricá na próxima terça-feira (07) e serão acolhidos na aldeia Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde e Bonita), em São José do Imbassaí. No mesmo dia, estudantes das universidades envolvidas se reunirão para concluir o curso Jornada Educativa Sobre Saúde Indígena, no campus da Universidade de Vassouras, em Maricá.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

Dentro do projeto Farmacopeia Mari’ká, a Biotec Maricá tem como meta disseminar na sociedade e entre os profissionais de saúde o conhecimento dos povos tradicionais sobre plantas e ervas medicinais e fitoterápicas. É por meio deste projeto que a empresa apoia essa iniciativa, em parceria com a estrutura da Prefeitura de Maricá.

Entre os dias 07 e 08, haverá uma reunião fechada entre as lideranças de cada povo chamada “Encontro de Pajés e Detentores de Conhecimentos Tradicionais do Estado do Rio de Janeiro”. Essa reunião acontecerá na própria aldeia e contará com conversas e rituais restritos aos povos envolvidos.

Já o “VI Seminário Internacional América Indígena” ocorre no dia 09, na sede do Instituto Darcy Ribeiro, vinculado à Prefeitura de Maricá. O objetivo desse encontro é incentivar o diálogo intercultural e as trocas solidárias entre o conhecimento tradicional e científico, visando o avanço das políticas públicas em prol dos direitos de cidadania das comunidades fluminenses.

Programação

07/11 – Chegada dos indígenas – Aldeia Mata Verde e Bonita, em São José do Imbassaí;

9h – Conclusão do curso Jornada Educativa Sobre Saúde Indígena, na Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (Univassouras) – Avenida Roberto Silveira 437, Centro.
08/11 – Encontro de Pajés e Detentores de Conhecimentos Tradicionais do Estado do Rio de Janeiro – evento restrito aos povos envolvidos.
09/11 – VI Seminário Internacional América Indígena – Centro de Treinamento do Instituto Darcy Ribeiro, na Avenida Prefeito Ivan Mundin, Lote 12, Quadra 05, Boqueirão (entrada pela Rua Caibar de Souza Schutel).

8h30 – Acolhimento

9h – Abertura com os caciques das aldeias Mata Verde Bonita e Céu Azul, representantes da UFRRJ, UERJ, CEDIND, secretarias municipais da Participação Popular e Direitos Humanos e da Saúde de Maricá, Instituto Darcy Ribeiro e Biotec
9h30 – Apresentação do Coral Guarani
10h30 – Mesa 1: “Experiência em Saúde e Sustentabilidade nos Territórios”, por Luiz Henrique Chad Pellon (UNIRIO), representantes da Secretaria de Saúde Maricá e Fábio Henrique Arevalo (PUC-SP)
12h – Apresentação de painéis sobre os trabalhos nas escolas indígenas de Maricá
14h – Mesa 2: “Conhecimentos Tradicionais e Saúde”, por Graciela Pagliaro (SES-RJ/ Rede Raízes), Paulo Basta (ENSP) e cacique Ms. Algemiro da Silva (aldeia Sapukai)
16h30 – Conferência: “Condições sociais causadas pelas mudanças climáticas em mulheres e adolescentes de povos indígenas das terras baixas da Bolívia”, por Miguel Angel Canaza (UMSA – Bolívia).
Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *