Acontece em Maricá, nos dias 7 e 8 de julho, o “II Encontro do Legislativo Fluminense e das Baixadas da Causa Animal. Local escolhido para realização do evento, o Auditório Manoel Lago, localiza-se na sede do Banco Mumbuca, no Parque Eldorado, Rua Eugênia Modesto da Silva, 293.
O evento reúne autoridades do poder público, cientistas, ativistas, personalidades representantes da sociedade civil, com o Legislativo Municipal, estadual e Federal, no intuito de aprendizado, debates, gestão e cooperação mútua, desenvolvimento de projetos e orientação sobre políticas públicas da Causa Animal que deram certo e que podem ser implementadas em todo o estado de acordo com a necessidade de cada município.
O dia 7/7 é destinado às autoridades do Legislativo e às personalidades que promovem políticas públicas em seus municípios e Estados. Dentre muitos temas que serão debatidos, além dos maus- tratos a animais domésticos, o tráfico de animais silvestres terá destaque. Também, os avanços de cada município nos temas em questão.
Ao todo, 14 municípios confirmaram presença, além de algumas representações do Legislativo estadual e federal.
O evento é pioneiro. E totalmente idealizado pelo Instituto Segunda Chance ao Humano e não Humano, que tenho a honra de presidir, ao lado de uma equipe formada por pessoas sérias, abnegados e dedicadas à Causa Animal.
Trata-se de um Encontro muito importante, apolítico, com ênfase na CAUSA ANIMAL e na importância dos municípios estarem unidos e avançando no quesito Proteção.
O primeiro Encontro foi realizado em Saquarema, com iniciativa do próprio Instituto Segunda Chance e foi um sucesso.
Esperamos repetir e ampliar o sucesso do primeiro Encontro, num município como Maricá, que é referência em Políticas públicas de Proteção e Defesa dos Animais.
O evento não é aberto ao público, possui vagas limitadas e dar-se-á com inscrições que estão abertas da seguinte forma: dia 7/7 para convidados, no entanto, ainda temos algumas vagas para imprensa e sociedade civil organizada, como ONGs e Associações.
E dia 8/7 apenas com a participação da Proteção Animal de Maricá e algumas ONGs de outros municípios, com a participação especial do Dr. Cyro Novello, Diretor de Saúde do Trabalhador da Prefeitura do RJ, que conversará com os protetores sobre Saúde Mental do trabalhador voluntário da Causa Animal.