Leste FluminenseMaricá

Maricá recebe delegações do BRICS+ e assume protagonismo global

Maricá recebe delegações do BRICS+ e assume protagonismo global | Divulgação/Bernardo Gomes/Prefeitura de Maricá

Um jantar à base de cultura, diplomacia e articulação política abriu, nesta segunda (26), a Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, em Maricá. O evento recebeu representantes de 26 países e marcou o início de um encontro estratégico para redefinir a governança mundial a partir das cidades.

Com dança, samba e discursos sobre inclusão econômica, o evento evidenciou o papel central que os municípios pretendem ocupar no cenário internacional. A recepção conduzida pelo prefeito Washington Quaquá, também presidente da Associação Brasileira de Municípios, já resultou em diálogos promissores entre lideranças de diversos continentes.

“Um novo mundo está se abrindo diante dos nossos olhos. É a partir das cidades que vamos construir essa nova realidade, com uma economia cada vez mais inclusiva. Queremos uma economia que não tenha preconceito com o empresário, mas que também olhe para as pessoas e para as famílias”, discursou o prefeito Washington Quaquá.

A noite começou com apresentações da Companhia das Artes Lídia Maria, que uniu bossa nova e funk em uma coreografia original. Depois, a União de Maricá embalou os presentes ao som do samba. O ápice cultural veio com a interpretação dos hinos do Brasil e de Maricá, cantados por Neguinho da Beija-Flor, Jô Borges, Vivi Serrano e Cacau Souza.

A Assembleia do BRICS+ tem como objetivo reforçar o papel estratégico dos governos locais nas decisões globais. A associação recém-criada quer impulsionar o intercâmbio técnico, político e institucional entre as cidades dos países-membros e parceiros do bloco.

Encontros temáticos e agenda estratégica

Nesta terça (27), a programação segue com reuniões voltadas ao Desenvolvimento Sustentável, com foco em segurança alimentar, práticas ESG, arquitetura urbana, juventude e igualdade de gênero.

Também ocorre um debate entre o comitê diretivo da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA).

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

Às 14h, está prevista a cerimônia de abertura oficial da Assembleia Geral. No fim da tarde, as delegações retornam para o Rio de Janeiro.

Quarta-feira: experiências locais como referência internacional

Na quarta (28), os representantes internacionais mergulham nas experiências públicas de Maricá. Estão previstas visitas à Fazenda Pública Joaquín Piñero, à Casa Darcy Ribeiro, à exposição ‘Casa das Utopias’, ao Banco Mumbuca e ao CEPT – Centro de Educação Pública Transformadora.

Essas iniciativas representam políticas que dialogam com o conceito de cidade do futuro e reforçam o compromisso da gestão com a transformação social, educação pública de qualidade e economia solidária.

BRICS+: o que é e quem faz parte

O BRICS+ reúne economias emergentes em um pacto ampliado de cooperação. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo passou a incluir Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O “+” simboliza essa nova fase de expansão e fortalecimento do bloco.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *