A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando um novo protocolo que visa facilitar a solicitação de medicamentos disponibilizados gratuitamente pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (Riofarmes). Agora, os moradores podem realizar o cadastro para a solicitação de medicamentos no próprio município, evitando o deslocamento para outra cidade.
O processo de cadastro acontece na Rua Ary Spindola, 22, no Flamengo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Após a análise do caso pela equipe do serviço estadual, o usuário será comunicado sobre a disponibilidade da medicação para retirá-la no polo de Niterói. Essa é uma medida temporária até que seja aberto um polo da Riofarmes na cidade.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
A coordenadora de farmácia de Maricá, Érica Amaral, ressalta a importância dessa iniciativa para agilizar o atendimento aos moradores e garantir uma assistência qualificada. Para solicitar os medicamentos de alto custo do CEAF, o paciente precisa apresentar documentos como Cartão Nacional de Saúde, identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico, prescrição médica, entre outros.
No último dia 11 de novembro, os profissionais da assistência farmacêutica de Maricá participaram de um treinamento com representantes do CEAF de Niterói, iniciando assim a análise local dos documentos e o desenvolvimento do polo da RIOFARMES no município. Essa medida vai facilitar o acesso dos moradores às medicações disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde.