Leste FluminenseMaricá

Maricá: participação feminina na política é debatida na Comissão Eleitoral da OAB

Por Patrícia Nunes

A Comissão de Direito Eleitoral da OAB Maricá abrigou, na sexta-feira (1º/12), um evento de palestras, debates e conscientização sobre Direito Eleitoral. O evento contou com a presença de dois grandes nomes na área, o advogado Márcio Alvim e a advogada Raquel Motta.

A presidente da Comissão, Dra. Priscilla Motta, promoveu, realizou e abriu o evento.  Ao agradecer a presença do público, ela destacou, sobretudo, a importância do encontro para a conscientização da população sobre o processo eleitoral.

Na primeira palestra, o advogado Márcio Alvim falou sobre a importância da atuação do advogado eleitoral na formação das nominatas partidárias, ou seja, na composição das candidaturas de uma federação ou partido político. Segundo Márcio, embora 54% da população brasileira seja do sexo feminino, apenas 15% das cadeiras no Congresso Nacional são ocupadas por mulheres.

Logo depois, ocorreu a segunda palestra, realizada pela advogada Raquel Motta.  falou sobre a importância da mulher no processo eleitoral. Ela destacou que a administração pública ainda é majoritariamente masculina e falou sobre a importância das cotas e do fundo partidário para mulheres.

Os dois palestrantes ressaltaram a importância do advogado eleitoral para o sucesso de uma candidatura.

Em suma, o evento contou com a presença de acadêmicos de Direito, advogados, representantes da sociedade civil e foi de extrema importância para a conscientização da população sobre o processo eleitoral.

Os palestrantes

Dr. Márcio Alvim

Márcio Alvim é advogado, especialista em Direito Eleitoral, pós-graduado em Direito Administrativo Público e Privado e consultor da Comissão de Reforma Política do Conselho Federal da OAB. É membro das comissões de Direito Eleitoral do IAB e da OAB-RJ.

Dra. Raquel Motta

Advogada, professora e psicóloga. Especialista em Direito Eleitoral, pós-graduada em Direito Administrativo Público e Privado com ênfase em Estratégias. É membro da Diretoria de Comunicação da OAB-Petrópolis, membro da Comissão de Consumidor e Direito da Cannabis Medicinal da OAB-Petrópolis.

Com larga experiência na área pública e eleitoral, já participou de diversas campanhas eleitorais, iniciando aos 16 anos como jovem em Grêmios e Associações públicas, até a escolha da carreira do Direito, onde se apaixonou pelo Direito Eleitoral e Administrativo. Foi a primeira mulher Coordenadora do Procon Petrópolis-RJ no momento mais complexo do país que foi a pandemia.

Também se trata de pesquisadora de políticas públicas aplicadas ao desenvolvimento da administração pública eficiente e do papel da mulher na política. Também é professora, palestrante de Licitações e Contratos, e Direito Eleitoral.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *