Leste FluminenseMaricá

Maricá lança projeto Baldinho do Bem 

Créditos: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, deu início ao projeto de compostagem Baldinho do Bem nesta sexta-feira (02/02). A iniciativa oferece aos 350 voluntários cadastrados a oportunidade de retirar um recipiente na Praça Agroecológica de Araçatiba. No total, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para a população.

Neste projeto, os voluntários trocam resíduos de preparo de alimentos por culturas colhidas na praça ou alimentos da Fábrica de Desidratados. Iniciado experimentalmente há um ano, o projeto já compostou 3,19 toneladas de resíduos em 2023. O objetivo para este ano é ambicioso, com a meta de atingir 45 toneladas de resíduos. A coleta dos resíduos acontece a cada 15 dias na Praça Agroecológica de Araçatiba.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Maricá, Mariana Principe, explicou: “No ano passado, iniciamos o projeto piloto que se entendeu ao longo do ano e foi um grande sucesso. Agora estamos lançando o baldinho em sua plenitude neste ano e vamos manter a mesma mecânica. A cada 15 dias, quem quiser vai poder trazer seus resíduos à praça, e quem se inscrever ganha seu baldinho”.

Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, exclusivamente para participação no projeto. Em caso de desistência, o voluntário deve devolver o balde. A iniciativa visa promover a compostagem de resíduos orgânicos, contribuindo para a produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá, além de incentivar a conscientização ambiental e a prática sustentável na comunidade.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *