
Maricá inicia projeto do transporte aquaviário gratuito “Vermelhinho das Águas” | Divulgação/Bernardo Gomes/Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), formalizou nesta segunda-feira (11/08) a assinatura do termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A parceria marca o início do projeto “Vermelhinho das Águas”, o primeiro sistema municipal aquaviário gratuito para passageiros e cargas da cidade.
A cerimônia ocorreu na sede da Codemar, onde também foi apresentada a proposta técnica que prevê a implantação de estações aquaviárias em diversos bairros.
O prefeito Washington Quaquá afirmou:
“O cidadão vai poder circular pelas lagoas de Maricá gratuitamente. Vamos melhorar também o fluxo de cargas. Tudo está pensado, assim como um ferryboat no futuro, que vai ligar Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, disse o prefeito Washington Quaquá.
O projeto do “Vermelhinho das Águas” visa integrar as lagoas da cidade por meio de um novo modal de transporte. Estão previstas estações nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí; do Parque Nanci e de Araçatiba; além de pontos na Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí, Guarapina e Jaconé.
Além de interligar o transporte de passageiros ao escoamento de produtos locais, o sistema será integrado ao futuro complexo cultural e de lazer “Caminho das Artes”, que contará com museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.

Maricá inicia projeto do transporte aquaviário gratuito “Vermelhinho das Águas” | Divulgação/Bernardo Gomes/Prefeitura de Maricá
O presidente da Codemar, Celso Pansera, ressaltou a importância do projeto:
“Vamos melhorar a fluidez da cidade aproveitando a disposição das nossas lagoas. Melhorar Maricá para que quem mora – e quem visita – consiga trafegar por outros meios. Integrar os modais aquaviários ao transporte público é um grande passo”, comentou Celso Pansera, presidente da Codemar.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Após a assinatura, autoridades fizeram visitas técnicas aos locais previstos para as estações no Boqueirão, Ponte Preta e Ponta Negra.
O chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT, Mauro Medeiros de Carvalho Junior, comentou:
“A gente já vinha estudando o projeto há um ano antes de assinar esse acordo de cooperação com Maricá. Agora, daremos início aos estudos de viabilidade para confirmar se as áreas pré-escolhidas são viáveis. Depois vamos desenvolver o projeto executivo para começar as obras”, disse Mauro Medeiros de Carvalho Junior, chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT.
O diretor de Obras da Codemar, Rodrigo Corrêa, destacou os benefícios para a população e o turismo, além da parceria com pescadores locais:
“O transporte aquaviário é uma grande realidade e temos etapas a seguir. O pescador, por exemplo, é nosso parceiro. Ele vai trabalhar conjuntamente para cada tomada de decisão. Até porque a pesca é uma atividade importante da nossa cidade e esse meio de transporte vai conectar ainda mais os pescadores com os maricaenses e com outros municípios”, concluiu o diretor de Obras da Codemar, Rodrigo Corrêa.