
Foto: Anselmo Mourão
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, está organizando a participação dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa avaliação tem como objetivo analisar a educação básica brasileira e fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas educacionais. Os encontros estão ocorrendo em todas as unidades que atendem esses segmentos.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
A avaliação se baseia em três pilares: Língua Portuguesa, com foco em leitura; Matemática, com ênfase na resolução de problemas; e questionários socioeconômicos, que são essenciais para a reflexão sobre fatores de contexto que podem estar relacionados ao desempenho dos alunos. As médias de desempenho nessas avaliações são utilizadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2022, foram divulgados os dados que mostram o crescimento dos resultados educacionais em Maricá, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, o município alcançou a 10ª posição entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Importância do Saeb para a qualidade da Educação
De acordo com o Ministério da Educação, o Saeb é uma forma de refletir sobre os níveis de aprendizagem apresentados pelos alunos avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Essa avaliação é realizada a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada.
O Saeb permite que as escolas, bem como as redes municipais e estaduais de ensino, avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. As médias de desempenho dos alunos, obtidas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, coletadas no Censo Escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Saeb passou por melhorias ao longo das edições, visando aprimoramentos teórico-metodológicos. Nas últimas duas edições, e também na que ocorrerá em 2023, é possível observar avanços com a implementação de diversas novidades, especialmente voltadas para a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).