Leste FluminenseMaricá

Maricá é finalista no prêmio de mobilidade sustentável

Maricá é uma das finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU), graças ao seu projeto inovador de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas. A premiação reconhece as melhores iniciativas do país em mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, e selecionou os 30 melhores projetos públicos e privados. Maricá se destacou na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”, com seu projeto das vermelhinhas inclusivas, desenvolvido pela Empresa Pública de Transportes (EPT).

Para definir quais seriam os tipos de bicicletas adaptadas, a autarquia realizou uma consulta pública, em que foram disponibilizadas quatro opções de modelo: hand bike infantil, hand bike, tandem e triciclo para toda a família. Ao todo, 441 pessoas participaram da pesquisa, com 44,15% do público alvo optando pelo modelo triciclo para família, 28,90% pelo modelo hand bike, 14,62% pelo modelo tandem e 12,33% pelo modelo hand bike infantil. O projeto das bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas visa encorajar o uso da bicicleta por pessoas com deficiência e será implementado na cidade em 2024.

Além de ganhar reconhecimento pelo seu projeto ambicioso, inovador e viável, o prêmio oferece visibilidade e oportunidades para escalar o projeto e iniciativas semelhantes. O evento de premiação acontecerá em 23 de julho, durante o Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo. A iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, em promover o PMU, é ajudar a acelerar o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

O projeto das vermelhinhas inclusivas já é um grande passo em direção à mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. A consulta pública realizada pela EPT assegurou a escolha dos modelos mais desejados pela população, enquanto excluía a opção the duet, por se tratar de um modelo ainda não consolidado no mercado e com custos de produção elevados. Com a implementação das vermelhinhas inclusivas em 2024, Maricá poderá se orgulhar de ser uma das cidades mais inovadoras e inclusivas do Brasil.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *