Leste FluminenseMaricá

Maricá capacita profissionais de saúde sobre medicamentos

Maricá capacita profissionais de saúde sobre medicamentos

Maricá capacita profissionais de saúde sobre medicamentos | Georges Tzoulas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), promoveu na sexta-feira (22/11) uma formação sobre Interações Medicamentosas com Antimicrobianos no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.

A capacitação foi oferecida para 50 profissionais da saúde municipal, com foco nos que atuam no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.

+ LEIA TAMBÉM: Maricá abre inscrições para matrículas escolares 2025

O objetivo principal da iniciativa foi apresentar informações essenciais e atualizar os farmacêuticos e outros participantes sobre práticas seguras no uso de diversos medicamentos, o que faz a diferença no cuidado oferecido aos usuários dos serviços.

Durante o evento, foram apresentados exemplos práticos de como as interações medicamentosas podem impactar os tratamentos disponibilizados aos pacientes, aumentando os riscos de efeitos adversos ou ainda comprometendo a eficácia dos fármacos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

Com isso, foi incentivado o intercâmbio de experiências relacionadas à área de farmácia, além de qualificadas as práticas clínicas para evitar problemas causados pelos fármacos.

O momento formativo integra o curso Qualipharma In Company, realizado na cidade pelo Hospital Dr. Ernesto Che Guevara em conjunto com a equipe do CRF-RJ. Camilo Carvalho, presidente do CRF-RJ também participou da iniciativa.

+ LEIA TAMBÉM: Vídeos mostram força da água e destruição em Rocha Miranda

Valéria Costa, diretora multidisciplinar da unidade hospitalar, destacou a importância da capacitação para o cotidiano dos profissionais de saúde.

“Com iniciativas de educação permanente como essa, buscamos fortalecer a capacitação dos colaboradores do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. O intuito principal é sempre promover a segurança do paciente que está sob nossos cuidados, minimizando erros e eventos adversos causados por interações medicamentosas”, afirmou.

Talita Barbosa, representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na formação, ressaltou o diferencial do curso para a atualização dos profissionais.

“Quando foi planejado o curso Qualipharma, pensamos no valor que podemos entregar em saúde e atualização profissional às equipes. É um prazer fornecer esse tipo de aprendizado aos farmacêuticos de Maricá e também de municípios vizinhos, o que faz a diferença no trabalho diário. Nosso conselho segue à disposição da sociedade e dos profissionais para novas ações”, garantiu.

Qualificação e cuidado

A atividade formativa oferecida aos profissionais foi uma forma de aproximar e oportunizar a qualificação profissional, além de ampliar a segurança no atendimento à população. Isso é essencial para otimizar o cuidado aos usuários da rede municipal de saúde, tornando também os trabalhadores mais capacitados nas suas áreas de atuação.

Maricá capacita profissionais de saúde sobre medicamentos

Maricá capacita profissionais de saúde sobre medicamentos | Georges Tzoulas

A aula sobre Interações Medicamentosas foi conduzida por Rômulo José Soares, mestre em Bioquímica e doutor em Farmacoimunologia. Na sua fala, ele ressaltou as complexas interações entre antibióticos e outros medicamentos, tema essencial para garantir tratamentos seguros e eficazes.

“A proposta do curso é ampliar o conhecimento dos profissionais de farmácia, promovendo práticas mais assertivas e racionais no uso de antibióticos. É uma abordagem abrangente, beneficiando todos os níveis de assistência à saúde, o que é fundamental”, pontuou.

Diálogos para fortalecer a assistência farmacêutica

Além disso, na sexta-feira (22/11), a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município recebeu a visita do presidente do CRF/RJ, Camilo Carvalho, e da conselheira federal de Farmácia pelo Rio de Janeiro, Talita Barbosa.

+ LEIA TAMBÉM: Fraudes na saúde pública levam operação a Niterói

Eles se reuniram com Érica Amaral, coordenadora de Assistência Farmacêutica de Maricá, para dialogar sobre temas diversos ligados à área, como a valorização dos profissionais farmacêuticos e os desafios para fortalecer o protagonismo da categoria.

Érica Amaral, coordenadora de Assistência Farmacêutica de Maricá, reforçou a importância do encontro para fortalecer a atuação dos farmacêuticos na cidade.

“Agradeço imensamente pela visita e oportunidade de debatermos temas tão relevantes para a valorização dos farmacêuticos e o fortalecimento de sua atuação como protagonistas na área da saúde. Essa troca de experiências fortalece nosso compromisso em promover uma assistência farmacêutica de excelência, valorizando essa categoria que é essencial para a sociedade”, concluiu.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *