Leste FluminenseMaricá

Maricá amplia acesso ao tratamento de câncer de pele

Maricá amplia acesso ao tratamento de câncer de pele

Foto: Divulgação

Em fevereiro, Maricá diversificará o atendimento de saúde da população, oferecendo um serviço especializado de prevenção e tratamento de câncer de pele no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. O atendimento ambulatorial será o primeiro do tipo no município e visa tratar pacientes com lesões sugestivas ou confirmadas da doença de forma referenciada, com agendamento pela central de regulação.

O serviço estará disponível tanto para a população em geral quanto para os trabalhadores da gestão municipal, focando especialmente naqueles que realizam atividades em áreas de exposição solar de risco. O processo incluirá consulta, biópsia, procedimento e acompanhamento do paciente, que será vinculado ao serviço de dermatologia cirúrgica.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

A demanda por esse serviço especializado será identificada na Unidade de Saúde da Família (USF), que encaminhará a solicitação à Central de Regulação para posterior marcação de consulta.

Uma reunião de alinhamento sobre o serviço aconteceu no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, na quarta-feira (10), definindo os próximos passos. A atividade contou com a participação de Juliana Nogueira, subsecretária da Rede de Urgência e Emergência; Marcelo Velho, subsecretário de Ensino e Pesquisa; representantes da unidade hospitalar e a primeira-dama Rosana Horta, idealizadora da iniciativa.

Segundo Juliana Nogueira, o objetivo do atendimento ambulatorial nessa área é tratar lesões sugestivas ou confirmadas de câncer de pele. O serviço estará disponível tanto para pacientes quanto para os trabalhadores da Prefeitura que atuam em áreas de exposição solar de risco. O agendamento será feito pela Central de Regulação, após encaminhamento pelas equipes da USF. A iniciativa conta com o apoio da primeira-dama Rosana Horta.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

Em fevereiro, serão realizadas buscas ativas pelos profissionais das USF para identificar usuários com necessidade de assistência relacionada à prevenção e tratamento do câncer de pele. Esses usuários serão encaminhados à Central de Regulação para marcação de atendimento no serviço ambulatorial do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Essa abordagem integrada possibilitará uma assistência mais abrangente e eficaz.

O câncer de pele pode se manifestar de forma sutil, com pintas ou verrugas, e pode progredir para estágios mais graves se não for detectado e tratado precocemente. Por isso, é importante que as pessoas busquem imediatamente a USF de referência ao identificarem alterações ou sinais sugestivos. Isso permite iniciar o processo de avaliação e identificação, reduzindo os impactos à saúde e aumentando as chances de cura.

“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”

Inaugurado em 2020, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara desempenhou um papel fundamental no salvamento de vidas durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, é referência em cirurgias eletivas e de trauma na cidade. No ambulatório, são atendidos pacientes pré e pós-cirúrgicos, agendados pela Central de Regulação, seguindo os critérios de classificação de risco do SUS.

A unidade hospitalar atende a pacientes encaminhados para diversas especialidades, como cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, mastologia, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, ginecológica, urologia, dermatologia, bucomaxilofacial, cabeça e pescoço, entre outras. Em 2023, foram realizados mais de 26 mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 11 mil cirurgias na unidade.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *