As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro entre sexta-feira (22) e domingo (24) não causaram grandes impactos em Maricá. As medidas de prevenção adotadas pela Prefeitura, como obras de drenagem, limpeza de rios e canais, reassentamento de famílias em áreas de risco e instalação de sistema de sirenes, foram essenciais para minimizar os efeitos das chuvas.
► Rio, Maricá e Petrópolis tem maior acumulado de chuva em 92h
Em 2022, o município foi bastante atingido por chuvas intensas, com mais de 100 ocorrências e 50 pessoas desalojadas. Desde então, a Prefeitura intensificou as ações de prevenção.
O Centro de Operações de Maricá (Comar) monitorou 24 horas por dia as vias da cidade, pontos de alagamento e deslizamentos, permitindo um acionamento rápido das equipes de pronta-resposta.
►Leia mais notícias sobre Maricá aqui
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil mapeou 145 pontos de risco geológico, oito locais de erosão costeira e 51 áreas suscetíveis a inundações. As famílias que viviam em áreas de risco foram reassentadas em casas novas.
A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos reassentou dezenas de famílias em áreas seguras. Em 2023, 70 dos 160 imóveis entregues pela Secretaria foram destinados a famílias reassentadas.
A Prefeitura também realizou obras de drenagem em pontos de alagamentos, como na região próxima ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.
► Rio: 11 escolas estaduais estão com as aulas suspensas
A Somar fez audiências públicas nos quatro distritos para apresentar o Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Maricá, que prevê a criação de reservatórios, áreas ‘inundáveis’ em parques públicos e ‘jardins de chuva’.
►Leia mais notícias sobre Maricá aqui
Sendo assim, em 2022, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil instalou 14 sistemas de alarme sonoro com sirenes em locais de risco. Contudo, a população também pode se cadastrar para receber mensagens de texto (SMS) com alertas sobre mudanças climáticas e possibilidades de chuvas.
► Rio: número de mortes pelas chuvas sobe para oito
Assim, a Defesa Civil municipal emite informes meteorológicos diariamente, com os estágios climáticos, que são publicados no Portal da Prefeitura.
Dessa forma, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil promoveu um curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico para profissionais de defesa civil do Brasil inteiro.
Enfim, em 2023, o órgão também organizou um ciclo de palestras sobre meteorologia aplicada à Gestão de Riscos de Desastres.