Baixada FluminenseEstado do Rio de JaneiroRio de Janeiro - Capital

Manutenção do Guandu é concluída, mas rompimento de adutora impacta abastecimento de água

Manutenção do Guandu é concluída mas rompimento de adutora impacta abastecimento de água

Manutenção do Guandu é concluída mas rompimento de adutora impacta abastecimento de água | Divulgação/CEDAE

A manutenção preventiva anual do Sistema Guandu foi concluída na terça-feira (26), às 22h, com o tratamento de água sendo retomado gradativamente. Contudo, o rompimento de uma adutora, administrada pela concessionária Águas do Rio, em Rocha Miranda, Zona Norte, causou interrupções no abastecimento e diversos danos à região. O Sistema Guandu opera com 38% da capacidade nesta quarta-feira (27), enquanto as concessionárias finalizam reparos nas redes de distribuição.

+ LEIA TAMBÉM: Casal fica ferido em acidente na Zona Sul do Rio

O rompimento da adutora em Rocha Miranda resultou em uma morte, desabamento de casas e prejuízos para moradores. A estrutura danificada, que integra o Sistema de Ribeirão Lajes, está sendo reparada, e o fornecimento de água foi reduzido na área. A previsão para a conclusão dos reparos é até a noite de quarta-feira, com recomendação da Águas do Rio para que a população economize água até a normalização do abastecimento.

O incidente comprometeu o abastecimento em diversas localidades. No município do Rio, regiões como Glória, Catete, Flamengo, Centro, Estácio e partes da Zona Norte estão entre as mais atingidas. Municípios como Japeri, Nova Iguaçu e Queimados também enfrentam dificuldades no fornecimento.

Regiões impactadas incluem:

  • Rio de Janeiro: Glória, Catete, Flamengo, Centro, Estácio, Zona Norte (exceto Grande Tijuca).
  • Japeri: Eldorado, Jardim Primavera, Santa Terezinha, entre outros bairros.
  • Nova Iguaçu: Jardim Guandu, Prados Verdes e KM-32.
  • Queimados: Jardim Campo Alegre, Jardim Santa Rosa, Valdariosa e arredores.

A manutenção preventiva realizada pela Cedae no Sistema Guandu teve o objetivo de preparar a infraestrutura para o verão. Cerca de 500 profissionais, incluindo engenheiros e técnicos, participaram das intervenções, que incluíram instalação de equipamentos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza de áreas inacessíveis durante a operação.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Entre as melhorias, destacam-se obras de modernização, como a instalação de válvulas de macromedidores, que possibilitam maior controle de perdas de água. O sistema é composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e pela Elevatória do Lameirão, elementos cruciais para a operação.

A Cedae informou que a produção total de água no Sistema Guandu será retomada assim que as concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento concluírem os reparos necessários. O prazo para normalização do abastecimento nas áreas afetadas será divulgado pelas respectivas empresas.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *