Internacional

Manifestações na Argentina reivindicam acesso a alimentos básicos

Manifestações na Argentina reivindicam acesso a alimentos básicos

Foto: AFP

Milhares de argentinos foram às ruas nesta sexta-feira (23) para exigir assistência alimentar nos refeitórios comunitários e rejeitar políticas de ajuste. A crise levou a pobreza acima de 50% e a inflação ultrapassou os 250% ao ano.

Organizações sociais e partidos de esquerda convocaram a manifestação em Buenos Aires em frente ao Ministério do Capital Humano. A situação de cerca de 38 mil refeitórios comunitários foi destacada como última fonte de ajuda para os mais afetados pela crise econômica.

Desde a chegada do presidente ultraliberal em dezembro, o país enfrentou um forte ajuste, resultando no primeiro superávit fiscal em 12 anos em janeiro. No entanto, isso também trouxe tensões sociais com demissões, queda de aposentadorias e aumento nos preços de alimentos e serviços públicos.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Os manifestantes carregaram cartazes com mensagens como “A fome não espera” e “As panelas estão vazias, os bolsos também”. Alguns refeitórios denunciaram a falta de alimentos desde novembro e dependem de doações e auxílios municipais.

O governo argumenta que busca ajudar os mais vulneráveis diretamente, evitando intermediários, como organizações sociais. Parcerias foram feitas com igrejas evangélicas e a Cáritas Argentina para assistência alimentar.

Enquanto o governo promete um levantamento transparente dos refeitórios para compra de alimentos, as entregas foram suspensas. O porta-voz presidencial rejeitou as denúncias e reafirmou a importância do Cartão Alimentar, que oferece subsídios mensais para famílias necessitadas.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *