
Jardim Catarina – Foto: Renan Otto/Divulgação
Uma grande operação policial foi desencadeada na manhã desta sexta-feira (24) no bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo. Agentes do 7º Batalhão de Polícia Militar atuam na região em busca de esconderijos de traficantes ligados à facção Comando Vermelho (CV).
Os policiais chegaram à comunidade por volta das 6h, surpreendendo os traficantes. Muitos estão escondidos Ainda não há confirmação de troca de tiros, bem como balanço de feridos ou mortos.
A ação tem como objetivo prender criminosos que se instalaram na localidade, além de apreender material do tráfico, como drogas e armas.
Bairro marcado pela violência
O Jardim Catarina se trata de uma das comunidades mais perigosas do Rio de Janeiro. O Comando Vermelho atua na venda de drogas, assim como há relatos de prática de outros crimes, como roubos e homicídios.
Em suma, a operação policial no local corresponde a uma resposta da polícia à crescente violência na região. Nos últimos meses, o Jardim Catarina tem sido palco de constantes confrontos balísticos da guerra urbana do tráfico de drogas.
Com a ação, o Estado também tenta mostrar à população que está presente na comunidade. Do mesmo modo, demonstra sua intolerância com a criminalidade na região. Todavia, a presença policial não pode se limitar à ação de hoje. A polícia precisa continuar atuando com força e determinação para que a população possa viver em paz.
Já passou da hora do Estado retomar estes territórios. Porém, isso deve acontecer com cautela, respeitando e garantindo a segurança de pessoas inocentes e moradores. Já há medo e violência demais no Jardim Catarina, uma triste realidade cotidiana da população local.
Por fim, a polícia e o poder público precisam trabalhar juntos para mudar essa realidade, mediante a geração de oportunidades e alternativas para a população jovem. Principalmente, para que a criminalidade não os capture.
Até o momento, a corporação não divulgou o balanço parcial da ação.