
Mais de 40 pombos mortos no Largo da Glória geram investigação no Rio | Divulgação
Mais de 40 pombos foram encontrados mortos nesta terça-feira (1º) no Largo da Glória, região central do Rio de Janeiro. Os animais passarão por necropsia para checagem de possível envenenamento por chumbinho, conforme informou a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA).
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses recolheu 41 pombos no local por volta das 21h30. Veterinários encontraram milho nas fezes das aves, que foram encaminhadas ao Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, Zona Norte, para exames que vão identificar se houve intoxicação.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) está investigando o caso. De acordo com a Polícia Civil, diligências estão em andamento para esclarecer os fatos. O secretário Luiz Ramos Filho reforçou a possibilidade de punição:
“Há câmeras de segurança próximo onde foram encontrados. Se os animais foram envenenados, é possível que se chegue aos responsáveis pela crueldade. Lembramos que maltratar animais é crime e dá de dois a cinco anos de prisão”, disse o secretário Luiz Ramos Filho.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Matar pombos configura crime ambiental no Brasil, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A legislação prevê multa e até prisão para quem matar, perseguir, caçar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, entre eles os pombos, sejam eles nativos ou em rota migratória.