Estado do Rio de JaneiroMacaé

Macaé se destaca em debate nacional sobre prevenção de desastres

debate nacional sobre prevenção de desastres

Foto: Ana Chaffin – Prefeitura de Macaé

A princípio, na sexta-feira (7), a cidade de Macaé participou de um encontro promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Niterói, no qual foram compartilhadas medidas adotadas para conter os impactos de chuvas e garantir a prevenção de acidentes ocasionados por enchentes e deslizamentos de terra. Dentre as ações destacadas, está a execução de um dos maiores programas de drenagem do Estado.

O Debate

Além disso, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou do evento ao lado do Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, e do prefeito de Niterói, Axel Grael. Gestores e agentes da Defesa Civil de diversas cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil também estiveram presentes no encontro, compartilhando boas práticas e iniciativas criadas a partir de desastres ocorridos no passado.

Bem como, durante sua participação, Welberth Rezende ressaltou a execução de duas novas fases das obras de macrodrenagem em Macaé. Essas obras visam ampliar a capacidade de escoamento das redes de águas pluviais, além de incluir a instalação de novas bombas de drenagem hidráulica e a realização de obras de contenção de encostas na região da Aroeira. Também foi destacada a modernização dos sistemas de monitoramento e de assistência a situações de risco.

“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”

Sobretudo, outra medida preventiva adotada por Macaé é a criação de estações meteorológicas, que serão instaladas em 31 pontos de monitoramento nas escolas da cidade. Esse projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A implantação dessas estações visa melhorar o sistema de alerta e alarme, fornecendo uma base sólida para o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Macaé.

Contudo, o encontro em Niterói foi a segunda edição dos debates promovidos pela Comissão Permanente das Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD) da FNP. Como resultado, foi entregue uma carta com diretrizes para a estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastres nas cidades. Essas diretrizes foram aprovadas por representantes de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Ceará e Paraná, que estiveram presentes no evento.

Conclusão

Por fim, a participação de Macaé nesse encontro evidencia a preocupação do município em investir em medidas preventivas e buscar soluções eficazes para enfrentar desastres naturais. Essas ações visam garantir a segurança da população e uma melhor infraestrutura para a cidade, sendo necessário um debate nacional sobre prevenção de desastres.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *