
MAC mergulha na cultura Guarani com a exposição Yvy Marãey e a saga da “busca pela terra sem mal” da Aldeia Mata Verde Bonita | Reprodução/Facebook/Aldeia Mata Verde Bonita
A exposição “Yvy Marãey – A Terra sem males” convida o público a uma jornada fotográfica pelas lentes do artista Daniel Sul, a partir de sábado (8), no Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói. A mostra, organizada pelo Instituto Terra Verde, promove uma imersão profunda nas raízes ancestrais do povo Guarani. Dessa forma, os visitantes poderão vislumbrar a cultura e a cosmovisão Guarani Mbya, a partir da Aldeia Mata Verde Bonita, localizada em Maricá.
“Yvy Marãey”, que significa “busca pela terra sem mal”, representa a saga milenar do povo Guarani por um lugar de paz e harmonia. Através das imagens de Daniel Sul, somos guiados por essa busca incessante, testemunhando a força, a resiliência e a esperança que permeiam a vida dessa comunidade.
+ LEIA TAMBÉM: ► Festival junino São João, em Niterói: ingressos grátis liberados
Os Guaranis, o maior povo indígena do Brasil, enfrentam há séculos a luta por seus direitos e pela preservação de sua cultura. A exposição serve como um farol, iluminando a rica tradição e a profunda conexão com a natureza que definem esse povo ancestral.
Mata Verde Bonita
A Aldeia Mata Verde Bonita é o lar de cerca de 200 moradores. Eles lutam pela demarcação de suas terras, bem como pelo reconhecimento de seus direitos. Liderados pela Cacica Jurema, os Guarani Mbya resistem à invisibilidade tal qual reivindicam seu lugar na sociedade. A Cacica carrega consigo de uma linhagem de mulheres fortes e guerreiras.
Voz que ecoa
A exposição “Yvy Marãey” se trata de um grito, acima de tudo, contra o apagamento e o silenciamento da cultura Guarani. Assim, através da fotografia, a mostra busca despertar a consciência do público para a importância da diversidade cultural e da luta pela preservação dos direitos indígenas.
“Yvy Marãey” convida à reflexão, à empatia e à ação, bem como um chamado para o reconhecimento da riqueza cultural dos povos originários. Desse modo, há de se conhecer seus direitos e colaborar com a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos.
Serviço
“Yvy Marãey – A Terra sem males”
Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo público.