BrasilPolítica

Lula realizará novo procedimento após cirurgia no Sírio Libanês

"Presidente Lula realizará procedimento médico nesta quinta-feira, dando continuidade ao tratamento pós-cirúrgico no Hospital Sírio-Libanês."

Presidente Lula realizará procedimento médico nesta quinta-feira, dando continuidade ao tratamento pós-cirúrgico no Hospital Sírio-Libanês. ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento médico nesta quinta-feira (12) pela manhã. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, que divulgou um boletim às 16h30 de quarta-feira (11). Lula passará por uma embolização de artéria meníngea média, um procedimento endovascular, como parte da sua recuperação.

+ LEIA TAMBÉM: ► Cirurgia de emergência de Lula repercute na imprensa internacional
+ LEIA TAMBÉM: ► Lula só deve voltar a Brasília na próxima semana após cirurgia na cabeça

O boletim médico, assinado pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, informou que o presidente permanece sob cuidados intensivos. Ele passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. O hospital destacou que o procedimento faz parte da programação terapêutica de Lula, complementando a cirurgia anterior.

Procedimento endovascular é parte do tratamento de Lula

O procedimento previsto para quinta-feira não é uma nova cirurgia. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, ele será realizado por meio de um cateterismo. Essa intervenção faz parte do tratamento pós-cirúrgico e tem como objetivo tratar a hemorragia intracraniana que o presidente sofreu após um acidente doméstico em outubro.

Lula segue sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. A embolização de artéria meníngea média é um procedimento minimamente invasivo, que será feito no ambiente do hospital, sem a necessidade de um centro cirúrgico.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Histórico médico de Lula e o acidente doméstico

Na noite de segunda-feira (9), o presidente sentiu fortes dores de cabeça e foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês em Brasília. Após os exames, Lula foi transferido para a unidade de São Paulo, onde ficou internado. Na madrugada de terça-feira (10), o presidente passou por uma trepanação para drenar a hemorragia intracraniana causada por um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro.

Trepanação

A trepanação é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de uma parte do crânio para acessar o cérebro. O objetivo é tratar condições como hemorragias intracranianas, lesões cerebrais ou pressão elevada dentro do crânio. Durante a cirurgia, os médicos fazem uma abertura no osso do crânio utilizando instrumentos específicos, permitindo que o sangue acumulado seja drenado ou que o cérebro seja tratado de forma direta. Após o procedimento, a parte removida do crânio é, normalmente, reposicionada.

O que causou hemorragia

Na ocasião, Lula caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça. A queda resultou na hemorragia, que exigiu a intervenção médica urgente e levou à internação e ao tratamento cirúrgico imediato.

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil