O presidente Lula da Silva exonerou o ministro da Secom, Paulo Pimenta, e o nomeou como ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência para Apoio à Reconstrução do RS. O jornalista Laércio Portela foi nomeado como ministro interino da pasta.
+ LEIA TAMBÉM: ►Passarelas flutuantes unem comunidades no RS
Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), as decisões foram publicadas nesta quarta-feira. Pimenta ficará no cargo de quatro a seis meses, mas pode se estender. Ele permanecerá na ponte aérea entre Brasília e Porto Alegre enquanto mantém a estrutura de seu gabinete no Palácio do Planalto.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Sendo assim, Pimenta, gaúcho, é visto como potencial candidato aos cargos majoritários em 2026. Assim, ele é o ministro do Planalto mais ativo nas ações no Estado. Sua nomeação causou preocupação no governo do RS, que vê Lula apostando em seu nome para 2026.
Dessa forma, a indicação do ministro da Secom evidencia a divergência entre as gestões Lula e Leite. Assim, apesar da necessidade de trabalho conjunto diante da situação no RS, a aproximação entre os políticos é improvável com Pimenta no cargo.
+ LEIA TAMBÉM: ►Bancos e empresas proibidos de cobrar ‘taxa do boleto’
Portela, ex-editor de política do Diário de Pernambuco, assume interinamente. Sua indicação partiu de Pimenta e ele deve assumir o cargo em breve. Pimenta, reeleito deputado federal, se licenciou para assumir a pasta.