
Foto: AFP
Lula ressaltou a importância das energias renováveis e mencionou a necessidade de acelerar a descarbonização do planeta e promover uma economia menos dependente de combustíveis fósseis. O governo lançará o Plano de Transformação Ecológica durante a COP, com o objetivo de impulsionar setores como a bioeconomia e a energia limpa.
Além disso, Lula criticou os gastos com guerra e exigiu mais ajuda financeira dos países ricos. Ele destacou que o mundo gastou enormes quantias em armas no ano passado, enquanto o apoio financeiro aos países pobres foi insuficiente. O presidente enfatizou a necessidade de responsabilidade por parte dos governantes e criticou a ineficiência da ONU em manter a paz devido aos lucros de alguns de seus membros com a guerra.
No entanto, menções a guerras têm sido controversas para Lula, que já recebeu críticas da comunidade internacional por declarações sobre conflitos na Ucrânia e na Palestina. Em uma dessas ocasiões, o petista foi criticado ao comparar a ofensiva israelense na Faixa de Gaza com o ataque terrorista do Hamas.