BrasilPolíciaSudeste

Local onde material radioativo furtado foi encontrado está seguro

Local onde material radioativo furtado foi encontrado está seguro

Local onde material radioativo furtado foi encontrado está seguro | Divulgação/CNEN

O terreno onde foi localizada na sexta-feira (05) parte do material radioativo furtado em São Paulo não apresenta risco de contaminação. A área, um desmanche abandonado de carros na Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista, foi liberada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) após exames realizados na sexta-feira e na manhã deste sábado (06).

A CNEN, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, examinou o local e confirmou a ausência de radiação. No terreno, foram encontrados apenas o balde aberto e a tampa da blindagem de um gerador de 99Mo/99mTc (molibdênio/tecnécio) exaurido. O material radioativo em si, ainda não foi localizado.

+ LEIA TAMBÉM: ►Homem é preso após perseguir e atirar em carro de amante

Sendo assim, equipes da 49ª Delegacia de Polícia continuam em busca dos outros três baldes com blindagens de geradores 99Mo/99mTc exauridos e de um quinto balde contendo um gerador 68Ge/68Ga (germânio/gálio) ativo. O balde e a tampa encontrados no desmanche foram levados para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Segundo a CNEN, apesar da baixa atividade radioativa do material, a manipulação inadequada e constante pode causar danos à saúde. A Comissão reforça que a população deve manter distância segura do material e acionar a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, ou a polícia, caso encontre os itens.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Sendo assim, o material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro furtada na madrugada do dia 30 de junho. Assim, o veículo e o material estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

Dessa forma, a empresa de transporte Medical Ald, responsável pelo transporte do material, possui Plano de Proteção Radiológica para Transporte aprovado pela CNEN. A empresa estava a serviço da R2pharma Radiofarmácia Centralizada Ltda.

Enfim, segundo a CNEN, o furto teria ocorrido por imprudência do motorista, que desviou o veículo para um local diferente do pátio seguro onde deveria ficar abrigado durante a noite.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil