Brasil

Litoral concentra mais da metade da população do Brasil

Litoral concentra mais da metade da população do Brasil

Foto: Prefeitura de Natal – Joana Lima – Secom

Mais da metade da população brasileira reside em áreas próximas ao litoral, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento aponta que 111,28 milhões de pessoas, o equivalente a 54,8% dos 203,08 milhões de habitantes do país, vivem em uma faixa de até 150 quilômetros da costa.

Em comparação com o Censo de 2010, o número de pessoas vivendo no litoral brasileiro apresentou um aumento de quase 5 milhões, em termos absolutos, passando de 106,37 milhões para 111,28 milhões.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

No entanto, a proporção da população litorânea em relação ao total nacional diminuiu ligeiramente, de 55,8% para 54,8%. Essa mudança pode ser explicada, em parte, pelo crescimento populacional mais acelerado em áreas interioranas do país.

Dessa forma, o Censo 2022 também revela que 9,42 milhões de brasileiros, ou 4,6% da população total. Todos morando em áreas de fronteira, a uma distância máxima de 150 quilômetros dos limites territoriais do país.

Esse contingente populacional apresentou um aumento de 603 mil pessoas em comparação com 2010, mas a proporção em relação à população total permaneceu a mesma.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Contudo, a análise dos dados do Censo 2022 é possível a partir da divisão territorial em setores censitários. Essas áreas são delimitadas pelo IBGE para fins de coleta de dados.

O Censo 2022 mapeou 452.388 setores, permitindo um olhar mais detalhado sobre a distribuição da população e os indicadores sociais em todo o território nacional.

Os dados divulgados nesta quinta-feira são considerados preliminares, pois alguns setores censitários ainda estão passando por adequações em seus limites. Assim, os dados consolidados do Censo 2022 serão divulgados no segundo semestre de 2024.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil