No último sábado (2), uma ação policial resultou na apreensão de vinte carretéis de linha chilena, 69 colas de madeira e 32 sacos de vidro moído em Itaboraí, região metropolitana. Tudo começou com uma denúncia feita ao Linha Verde (2253 1177), um programa do Disque Denúncia voltado para crimes ambientais.
Após receberem a denúncia, os policiais se dirigiram à Rua 18, no bairro Ampliação, onde ocorria a fabricação e comercialização da perigosa linha chilena, conhecida por ser quatro vezes mais cortante que o cerol. Durante a operação, os agentes verificaram a presença de etiquetas com preços nos produtos, o que indicava o comércio de cerol. Essa prática está em desacordo com o artigo 56 da lei de crimes ambientais.
“Leia mais notícias do Leste Fluminense aqui”
Diante disso, os agentes conduziram o caso para a 71ª Delegacia de Polícia, a fim de registrar a ocorrência. A prioridade era garantir que os responsáveis pelo comércio irregular fossem devidamente penalizados.
É importante lembrar que a população pode fazer denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro através do Linha Verde. Basta ligar para os números (21) 2253-1177 (para a capital) ou 0300 253 1177 (interior). Ambos os telefones contam com o recurso de anonimização do WhatsApp, garantindo o sigilo da identidade do denunciante. Além disso, é possível utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para realizar a denúncia.
É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).