Coluna do André FreitasLeste FluminenseNiterói

Linha Niterói-Barra da Tijuca: esperança vira decepção

Linha Niterói-Barra da Tijuca

Ponto inicial, em Charitas – Foto: André Freitas/Folha do Leste

Após anos de espera, a população de Niterói recebeu com entusiasmo o anúncio do governo do estado de uma linha de ônibus ligando a cidade ao bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No entanto, a expectativa se transformou em frustração após a divulgação do trajeto proposto, que sairá de Charitas a Barra da Tijuca via zona Sul do Rio, com ponto final no Shopping Aerotown.

Linha Niterói-Barra da Tijuca

Shopping Aerotown, ponto final da linha Charitas-Barra | Reprodução

Segundo os leitores do FOLHA DO LESTE, o melhor percurso para a linha seria via Linha Amarela. A viagem pela Zona Sul do Rio levaria de 3 a 4 horas, em horários de rush, percorrendo 57km. Por essa razão, está recebendo diversas críticas de usuários de transporte público e de pessoas interessadas na linha. Com esta configuração, a linha não atenderia à demanda da população que precisa se deslocar entre as duas cidades. Ao menos, na opinião da maioria de nossos leitores.

Além disso, a linha se mostra um engodo, pois trata-se de uma extensão da já existente Charitas-Gávea. Ela passaria a ter alguns horários indo até a Barra da Tijuca e voltando de lá. Do mesmo modo, moradores da Zona Norte de Niterói, se veem mais uma vez não contemplados com uma linha para o Rio de Janeiro.

A falta de respostas oficiais, a demora na publicação do decreto autorizando a linha, o silêncio da empresa 1001, e a insatisfação com o trajeto proposto, levaram à frustração da população de Niterói. A expectativa é que o Governo do Estado reconsidere o projeto e apresente uma solução que atenda às necessidades dos moradores.

Promessa já virou dívida

O vídeo abaixo, feito em 23/10, mostra o entusiasmo de Felipe Peixoto, ex-deputado estadual e atual subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar, e de Washington Reis, secretário de Estado de Transporte. Enquanto Felipe Peixoto tentava garantir a devida paternidade política do feito, Reis prometia o que não aconteceu até agora. Pois nem houve publicação no Diário Oficial pelo Detro-RJ, nem a linha está em operação.

Opinião dos leitores

“Eles sabem que estão fazendo burrice se colocarem essa linha mesmo, passando pela zona sul para chegar a alvorada. além de muito trânsito, vai demorar demais pro pessoal chegar a barra. já a linha amarela vai atender, passageiros da Av Brasil e Bonsucesso (saída 7), disse Willian Lima.

“Vai demorar uma eternidade para chegar no destino final, itinerário pela linha amarela, será mais rápido e trabalhadores que vão de carro podem utilizar o ônibus ou até mesmo trabalhadores que fazem baldeação na Leopoldina”, fala Waldir Vieira.

“O melhor seria direto do terminal de Niterói passando pela linha amarela, assim chegaríamos mais rápido”, comentou Jaira Machado.

“Melhor usar barcas e metrô!”, fala Atilio Flegner

“Muito contratempo, ô empresa marrenta. Pela zona sul é muito contra mão, pô”, falou Wallace Silva, conferente de uma empresa de transportes.

“Tava bom demais pra ser verdade”, disse Maria Mesquita.

“O caminho mais curto seria mesmo pela Linha Amarela, pela Zona Sul vai ser uma ‘volta ao mundo’… não quer pagar pedágio? Tem caminho alternativo: manda passar então pelo Alto da Boa Vista ou pela Grajaú-Jacarepaguá”, ponderou Bruno Menezes.

“Tem que ser pela Linha Amarela, simplesmente é uma lógica”, considera Arison Batista.

“Seria mais adianto ele sair do Aerotown ir até o Américas shopping e depois pegar a linha amarela do que fazer esse trajeto zona sul…”, defendeu Peterson Mendes.

“Pela Zona Sul será uma turnê. Quem não conhece vai conhecer o Rio Capital. Da Zona portuária ate a Zona Oeste via Zona Sul, passando pelo Centro”, fala Alfredo Lemos.

“Se for pela Zona Sul não vai ter aceitação dos passageiros tem que ter outra alternativa que seria pela Linha Amarela” Rogério Rodrigues..

“Só se for leito e com serviço de bordo”, ironizou Guilherme Rohe.

“E uma linha turística, um passeio pelo Rio de Nojeiras, terra sem lei”, criticou Sergio Migueres.

“Pelo visto, quem mora no Fonseca, a melhor opção é pegar o 730, soltar na Central e pegar o metrô para a Barra. Mais rápido”, assinalou Leandro Quintanilha.

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. O transporte aquaviário inexiste. Se tivéssemos um governo municipal realmente preocupado com o meio ambiente criaria linhas da Praça Arariboia para São Gonçalo, Botafogo e também para a Barra da Tijuca.

  2. O Ideal :
    Centro de Niterói
    Ponte
    Ponte, acesso a linha vermelha
    Linha Vermelha
    Fundão, acesso a Linha Amarela
    Linha Amarela
    Airton Sena
    Alvorada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *