Estado do Rio de JaneiroLeste FluminenseNiteróiRio de Janeiro - Capital

Linha Niterói-Barra vira realidade; ônibus circulam a partir de novembro

Ônibus: Linha Niterói-Barra será criada em caráter experimental, e tendência aponta que a empresa 1001 deve operar o serviço. Foto: Reprodução

A linha Niterói-Barra da Tijuca deverá ter o terminal do shopping como ponto de embarque e desembarque.

A linha de ônibus Niterói – Barra da Tijuca começará a circular na próxima semana, início do mês de novembro. O secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, confirmou a informação, nesta segunda-feira (23). O anúncio da linha já havia sido anunciado em reportagens do FOLHA DO LESTE.

 

Niterói-Barra da Tijuca: trajeto da linha está definido

Washington Reis | Tânia Rêgo/ABr

Inicialmente, o serviço será em caráter experimental. Isso ocorre enquanto Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e as empresas observam a viabilidade da linha por até dois anos. Caso seja aprovada, será realizada a licitação para operação em definitivo.

Linha Niterói - Barra ainda sem prazo para iniciar

Niteroiense Ingá já operou linhas na Barra – Foto: Claudio Paz/Ônibus Brasil/Reprodução

A equipe do Detro já preparou tudo e semana que vem deve ficar pronto”, assegurou secretário.

O anúncio aconteceu após uma reunião entre Reis e o ex-deputado estadual  Felipe Peixoto, subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar.

Felipe Peixoto | Rafael Wallace/Alerj

Diante disso, Felipe destacou a importância da implementação do serviço. Anteriormente, ele já havia ressaltado que a criação da nova linha Niterói x Barra da Tijuca irá promover maior integração e agilidade no deslocamento de todos.

É uma demanda antiga de uma linha muito importante tanto para Niterói quanto para a Barra”, disse.

Ônibus da 1001

Apesar de ainda não haver previsão para o início do serviço, caso aprovado, a tendência é de que a Auto Viação 1001 se torne a responsável pela operação experimental. A empresa já opera outras linhas em serviço entre as cidades de Niterói e Rio de Janeiro e também do Rio de Janeiro para outros municípios das regiões Leste, dos Lagos e Norte fluminense.

Aerotown

Ônibus: Linha Niterói-Barra será criada em caráter experimental, e tendência aponta que a empresa 1001 deve operar o serviço. Foto: Reprodução

Ônibus: Linha Niterói-Barra será criada em caráter experimental. Terminal do shopping Aerotown já opera linhas para outros destinos. Foto: Reprodução

Importante destacar a evolução significativa dessa notícia em relação à matéria publicada pelo portal FOLHA DO LESTE em 7 de julho. A criação dessa linha ganha ainda mais força, com a inauguração de um terminal de ônibus no shopping Aerotown, que ocorreu na segunda quinzena mês passado. O empreendimento fica na Avenida Ayrton Senna.

Localizado na Avenida Ayrton Senna, o shopping passou a receber e distribuir linhas com destino a diferentes municípios fluminenses. Principalmente, na regiões dos Lagos e Norte do Estado do Rio. Rio das Ostras, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Macaé, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes já estão atendidos pelas novas linhas.

Essa operação resulta de uma parceria entre o shopping Aerotown e a Auto Viação 1001. Nesse ínterim, a linha Niterói-Barra da Tijuca deverá ter o terminal do shopping como ponto de embarque e desembarque.

Por enquanto, os embarques no Aerotown com destino aos municípios ocorrem todas as sextas-feiras. Já os trajetos no sentido contrário, do interior para a Barra da Tijuca, acontecem aos domingos.

 

O Detro limitou-se a dizer que o processo de criação da linha encontra-se em sua fase final, com o início de operação estimado já para as próximas semanas.

Ônibus: Linha Niterói-Barra será criada em caráter experimental, e tendência aponta que a empresa 1001 deve operar o serviço. Foto: Reprodução Ônibus: Linha Niterói-Barra será criada em caráter experimental, e tendência aponta que a empresa 1001 deve operar o serviço. Foto: Reprodução

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Valeu pela notícia da região

  2. Super interessante essa reportagem que foi criada a linha de onibus Niteroi/Barra.
    O que eu tambem gostaria muito, e isso é unaminidade, que o secretario de transportes, analise a viabilidade de se colocar uma empresa concorrente no trajeto Niterói/SP e vice versa.
    Chegou ou até passou da hora pois, uma cidade com mais de 500 mil habitantes fica na mão de uma unica empresa, fazendo esse trajeto tão importante, há muitos anos.
    Competição seria muito bom.para nós usuarios.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *