Internacional

Líder do Hamas vai ao Egito para negociar cessar-fogo em Gaza

Líder do Hamas vai ao Egito para negociar cessar-fogo em Gaza

Foto: AFP

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, chegou nesta quarta-feira, 20, ao Egito para discutir um possível cessar-fogo em Gaza. Israel anunciou sua disposição de aceitar uma nova pausa desde que reféns sejam libertados. Após mais de dois meses de guerra e pressão internacional, ambas as partes parecem dispostas a estabelecer uma segunda trégua. A primeira pausa durou uma semana e resultou na libertação de 105 reféns sequestrados pelo Hamas e de 240 palestinos detidos em prisões israelenses.

Haniyeh, líder do movimento palestino, está em exílio no Catar e desembarcou no Cairo para se reunir com Abbas Kamel, diretor do serviço de inteligência do Egito. Em um comunicado, a organização islamista palestina afirmou que as negociações se concentrarão em interromper a agressão e a guerra, preparar um acordo sobre a libertação de prisioneiros palestinos e acabar com o cerco imposto à Faixa de Gaza.

Israel prometeu “aniquilar” o Hamas, que está no poder em Gaza desde 2007, após o movimento palestino atacar o país em 7 de outubro. A ofensiva resultou em aproximadamente 1.140 mortes, a maioria civis, e 250 pessoas foram tomadas como reféns, com 129 continuando em Gaza.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Enquanto as negociações ocorrem, Israel continua com sua ofensiva em Gaza, resultando em mais mortes. O território palestino enfrenta uma grave crise humanitária, com a maioria dos hospitais fora de serviço e a população fugindo da destruição no norte do enclave. Metade da população sofre de fome extrema ou grave, e a falta de água potável, alimentos e saneamento pode levar a mortes de crianças por doenças que superam o número de mortos nos bombardeios.

Com suas casas em ruínas, os habitantes de Gaza buscam refúgio em abrigos superlotados, onde lutam para encontrar comida, água e atendimento médico. O deslocado Nizar Chahine, de 15 anos, declarou:

“Não sabemos para onde ir. Hoje não há água, não há comida, não há nada.”

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *