Brasil

Lavrador é picado por sucuri no Amazonas e sobrevive

Lavrador é picado por sucuri no Amazonas e sobrevive

Foto: Reprodução – Internet

Um lavrador da cidade de Careiro (AM), Cícero José de Oliveira, teve uma experiência dramática na floresta amazônica após ser picado por uma surucucu-pico-de-jaca, considerada a maior serpente venenosa das Américas pelo Instituto Butantan. Ele percorreu quatro dias agonizantes até ser socorrido por dois brigadistas do Ibama. O encontro com a cobra aconteceu no final da manhã de 26 de outubro, às margens do rio Juma, enquanto Cícero e duas outras pessoas estavam realizando medições em um terreno.

Cícero, pai de três filhas e proprietário de uma pequena propriedade de terra, estava concluindo o trabalho e se preparando para voltar para casa quando foi surpreendido e picado pelo réptil. “Saiu muito sangue”, relembra o lavrador, agora fora de perigo.

“Achei que a situação poderia piorar, então eu e meus dois companheiros corremos em direção à estrada por cerca de mil metros. Mas minha perna travou, foi quando o indígena que estava conosco foi pedir ajuda.”

Cícero compartilhou os detalhes de sua angustiante experiência na floresta.

“Ainda tínhamos comida, mas no domingo ficamos apenas com palmito”, conta ele.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Na segunda-feira, já não tinham mais água. Os dois brigadistas do Ibama que prestaram socorro a Cícero foram identificados como Jeffite Cordeiro Ambrósio e José Augusto Antunes, ambos técnicos em enfermagem. Eles caminharam 17 quilômetros na mata nativa e densa por seis horas até encontrarem o lavrador.

“Antes de sair da base, pesquisei na internet sobre a cobra. Sabia que se tratava de um animal venenoso e que a picada causava dor extrema. Durante a caminhada, pedi aos meus companheiros que se mantivessem calmos e confiantes de que tudo daria certo. Ao encontrarmos Cícero, perguntei a ele: numa escala de zero a dez, qual a intensidade da dor? Ele respondeu: nove”, relata Ambrósio. Os dois brigadistas aplicaram o soro antiofídico no lavrador.

No alvorecer de terça-feira, 31, os três e o restante do grupo deixaram o local do resgate. Cícero foi carregado em uma rede e, após cinco horas de caminhada, chegaram a Careiro, onde ele foi levado ao hospital. Felizmente, não corre mais risco de vida. O resgate do lavrador contou com a ajuda de uma equipe do Prevfogo, acionada pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã de segunda, 30. O local era de difícil acesso, mesmo com o uso de aeronaves.

Surucucu-pico-de-jaca

Lavrador é picado por sucuri no Amazonas e sobrevive

A surucucu-pico-de-jaca é a maior serpente venenosa das Américas – Foto: Reprodução – Internet

A surucucu-pico-de-jaca, também conhecida como surucucu, é descrita pelo Instituto Butantan como uma serpente de cor alaranjada e manchas escuras ao longo do dorso. Ela é considerada a maior serpente venenosa das Américas e a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a cobra-rei.

Pode ultrapassar os 3 metros de comprimento e tem escamas arrepiadas no fim da cauda, semelhantes à casca de uma jaca. É a única serpente do gênero Lachesis encontrada no Brasil e pode ser vista em diversos estados, incluindo Amazonas, Acre, Pará e Rio de Janeiro.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil