Leste FluminenseNiterói

Lagoa de Itaipu agoniza enquanto Niterói é premiada por saneamento

Lagoa de Itaipu agoniza enquanto Niterói é premiada por saneamento

Foto: Angélica Carvalho – Folha do Leste

Quarta-feira, 9 de agosto de 2023. O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), recebe o prêmio de quarta melhor cidade em saneamento no país. Sexta-feira, 11 de agosto de 2023. Uma tartaruga morre após ficar presa no assoreado canal da Lagoa de Itaipu.

Lagoa de Itaipu agoniza enquanto Niterói é premiada por saneamento

Foto: Angélica Carvalho – Folha do Leste

Menos de 48 horas separaram o triste evento na Região Oceânica do luxuoso evento “Casos de Sucesso & ESG”, promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pela premiação.

Lagoa de Itaipu agoniza enquanto Niterói é premiada por saneamento

Foto: Flávia Abranches

A cidade receber um prêmio por bom saneamento enquanto a Lagoa de Itaipu agoniza denota ambiguidade. A reportagem do FOLHA DO LESTE percorreu o entorno do corpo hídrico e, além da morte do animal, flagrou despejo de esgoto e “línguas negras”.

Problema antigo se intensificou recentemente

De acordo com Gonzalo Perez, diretor do Conselho Comunitário da Região Oceânica (CCron), o problema se intensificou há cerca de três anos. Ele recordou que o canal foi aberto, nos anos 1970, com o loteamento de Camboinhas. Porém, o que deveria ser uma solução definitiva, acabou se tornando insuficiente.

Lagoa de Itaipu agoniza enquanto Niterói é premiada por saneamento

Foto: Angélica Carvalho – Folha do Leste

Ainda segundo Perez, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), periodicamente utiliza máquinas para retirar a areia do canal, Contudo, trata -se de uma solução paliativa porque tendência é fechar de novo. Por fim, o diretor do Ccron também cobrou a recomposição das pedras e sugeriu a realização de dragagem no canal e em parte da lagoa.

“A primeira solução é recompor as pedras do canal. Segundo, dragar toda a área do canal, incluindo parte dentro da lagoa. Há estudos que mostram que há uma necessidade de aumentar as laterais do canal. Isto vai reduzir a poluição e melhorar a qualidade da água”, frisou.

Ex-vereador denuncia

Segundo o ex-vereador José Augusto Vicente (Cidadania), morador do entorno da lagoa, vazamentos na rede de esgoto, administrada pela concessionária Águas de Niterói, estão poluindo o corpo hídrico. De acordo com Vicente, o esgoto in natura escapa dos coletores e acabam sendo depositados diretamente na lagoa. O problema é intensificado em dias de chuva.

“Tenho dito há muitos anos que o maior poluidor da Lagoa de Itaipu é a Águas de Niterói. Tenho centenas de fotos de vazamentos das águas pluviais que têm como destino à Lagoa de Itaipu. Ninguém toma nenhuma providência”, denunciou.

Morte de tartaruga

Uma tartaruga foi encontrada morta, na Lagoa de Itaipu, na manhã desta sexta-feira. O animal ficou preso no canal que conecta o corpo hídrico ao mar. De acordo com frequentadores, o animal teria sido arrastado por uma onda até o canal. Todavia, quando a água baixou, a tartaruga ficou presa na areia, sem conseguir retornar ao oceano.

Degradação humana

A reportagem do FOLHA DO LESTE flagrou situações inaceitáveis na Lagoa de Itaipu. Embalagens de preservativo descartadas no ambiente, bem como outros matérias plásticos como copos, garrafas e embalagens.

A situação mais grave, no entanto, além da podridão da lagoa, trata-se do uso de árvores como churrasqueira.

Vídeo: André Freitas – Folha do Leste

Conforme nossos registros fotográficos, pelo menos duas árvores estão muito degradadas de tanta exposição ao fogo. Os restos de carvão denunciam a agressão.

Apesar das denúncias, prefeito e Águas garantem cobertura

Durante o evento no qual a cidade foi premiada, Axel Grael garantiu que a cidade possui 100% de cobertura da rede de esgoto, a despeito das denúncias apresentadas.

“A cidade conta, atualmente, com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto. Além dos esforços de ampliação e construção de novas estações de tratamento de esgoto, a Prefeitura de Niterói também vem fazendo, com o Projeto Ligado Na Rede, um trabalho de ligar à rede coletora e de tratamento de esgoto os imóveis de famílias de baixa renda”, disse o prefeito.

Já a concessionária Águas de Niterói afirma que há rede coletora de esgoto da concessionária disponibilizada em toda a bacia do bairro Itaipu. Além disso, diz que realiza vistorias diárias em todos os imóveis para a identificação, conscientização, notificação e, em último caso, autuação (por parte dos órgãos fiscalizadores) das propriedades que não estão ligadas à rede coletora.

Prefeitura promete licitação, mas não estabelece data

A Secretaria Municipal de Obras informou que a realização da licitação está em andamento e o edital para a execução das obras definitivas será lançado em breve sem, no entanto, precisar uma data.

As secretarias municipais de Obras e de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) disseram que realizam com frequência um trabalho emergencial de retirada do excesso de areia do Canal de Itaipu, que liga as águas das praias de Camboinhas e Itaipu à lagoa. O objetivo é restabelecer a ligação do mar com a lagoa para minimizar os impactos do assoreamento.

A Emusa está acompanhando a elaboração do projeto para a recuperação estrutural dos guias-corrente e desobstrução do canal de ligação da Lagoa de Itaipu e as praias de Itaipu e Camboinhas. O projeto tem como objetivo fazer com que a troca de água entre mar e lagoa continue permanente. O projeto está em fase de conclusão com o objetivo de incluir alterações apresentadas pelos representantes do Comitê Lagunar de Itaipu e Piratininga (Clip) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *