O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reúne-se nesta quarta-feira (20) para definir a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa do mercado é de um corte de 0,5 ponto percentual, o que levaria a Selic para 10,75% ao ano.
Este seria o sexto corte consecutivo da taxa Selic, que iniciou um ciclo de queda em agosto de 2023. Nos comunicados das últimas reuniões, o Copom sinalizou que os cortes de juros continuarão enquanto a inflação estiver em trajetória de queda e as expectativas de inflação estiverem ancoradas.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
No entanto, o cenário internacional turbulento, com a alta de juros nos Estados Unidos e a guerra na Ucrânia, pode levar o Copom a ser mais cauteloso no ritmo de corte da Selic.
A inflação oficial do país, medida pelo IPCA, ficou em 0,83% em fevereiro, a maior alta para o mês desde 2015. No acumulado em 12 meses, a inflação está em 4,5%, no teto da meta do governo para 2024.
O Copom também vai avaliar a situação fiscal do país, que vem deteriorando nos últimos meses. O governo federal está sob pressão para reduzir o déficit público e evitar um eventual repique da inflação.