Nossa coluna se dedica a uma causa que envolve, sobretudo, a solidariedade à vida animal. Dessa forma, jamais poderíamos restringir esse gesto fraterno apenas aos bichos. Assim sendo, convido você, que me lê, segue, acompanha, a ir além, através de um simples gesto de fraternidade e compaixão.
Estamos no junho vermelho, e essa cor, que envolve tantos sentimentos, corre em nossas veias ao mesmo tempo que naquelas pessoas que tanto amamos. Até mesmo, dos nossos queridos cães, gatos, equinos, silvestres e todas as espécies de vida pelas quais tanto lutamos. Afinal, não vivemos sem sangue.
A escolha de junho como o mês da conscientização para se doar sangue tem uma razão fundamental: o registro frequente de quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, tanto públicos quanto privados.
A chegada do inverno contribui para esse cenário, já que muitas pessoas se tornam inaptas para doar por causa da maior incidência de infecções respiratórias.
Em suma, trata-se de um gesto simples, que salva até 4 vidas, em apenas uma doação.
Por isso, em 2005, houve a criação de um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue de forma voluntária. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
A doação de sangue salva vidas!
Ato solidário, a doação de sangue é um gesto simples e altruísta que pode salvar até quatro vidas em poucos minutos. A ação, que exige reabastecimento constante para suprir as demandas, recolhe 450ml de sangue por doador e representa uma fração de esperança e vida para aquele que recebe.
Procure o Hemocentro mais próximo de você e doe sangue!
Atenção aos critérios para ser doador!
-
Idade entre 18 e 69 anos; se for primeira doação, apenas até 60 anos
-
Casos de menores entre 16 e 17 anos, deve haver formulário de autorização do responsável legal preenchido
-
Peso superior a 50 kg e peso limite máximo 140 Kg;
-
Boas condições de saúde;
-
Não estar em jejum;
-
Portar documento oficial original com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte);
-
Não ter realizado vacinação contra Influenza (Gripe) nas últimas 48 horas;
-
Última doação há mais de 90 dias para mulheres e mais de 60 dias para homens;
-
Não estar grávida ou amamentando;
-
Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
-
Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 6 meses;
-
Após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação
O uso de medicamentos, outras doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens, piercing são avaliados individualmente. O questionário é extenso e pode haver outros critérios de exclusão detectados somente durante a entrevista.
O doador não pode pertencer aos seguintes grupos
-
Comportamento sexual de risco ou usuários de drogas
-
Pessoas que tiveram ou têm: diabetes, AIDS, Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, Malária, Câncer e Hipertireoidismo.
Doar sangue salva vidas! Custa pouco para quem doa, mas pode representar muito para quem recebe.