
Jovens aprendizes da Clin se formam em cursos técnicos em Niterói | Divulgação/João Pedro Torres/Prefeitura de Niterói
A Prefeitura de Niterói, por meio da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói), realizou nesta sexta-feira (15) a formatura de 63 jovens aprendizes em cursos técnicos em parceria com o Senai-RJ. Entre as modalidades oferecidas, destacam-se assistente de logística, eletricista industrial e mecânico de manutenção.
A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a apresentação do coral “Vozes da Clin”, que entoou três canções e o Hino Nacional sob a regência do maestro Marcello Sader.
O presidente da Clin, Acílio Borges, parabenizou os formandos e reforçou a importância da experiência:
“Celebramos uma conquista muito importante. Parabenizo esses adolescentes pela dedicação e coragem. Que a experiência seja o alicerce para a trajetória de êxito e realizações. Com responsabilidade, compromisso e perseverança, vão chegar longe.”
O Programa Jovem Aprendiz, implantado em 2005, atende à Lei de Aprendizagem e oferece formação técnico-profissional para adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, desde o 9º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio. A seleção é feita por prova aplicada pelo Senai-RJ, e os aprendizes têm a oportunidade de uma primeira experiência profissional por meio de contrato especial de trabalho com a Clin.

Jovens aprendizes da Clin se formam em cursos técnicos em Niterói | Divulgação/João Pedro Torres/Prefeitura de Niterói
A pedagoga do Senai-Barreto, Cláudia Rocha dos Santos, destacou o protagonismo dos estudantes:
“Fico muito contente em ver que estes estudantes podem ser os protagonistas das próprias vidas. Tenho um orgulho imenso e desejo que eles sejam muito felizes. Que possam alcançar aquilo que mais desejam.”
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Entre os formandos, Gustavo Paulino, 17 anos, mecânico de manutenção, ressaltou a relevância do programa:
“Foi uma experiência maravilhosa. Aprendi muito, descobri sobre uma área que não conhecia. O curso trouxe conhecimento e felicidade.”
A oradora da turma de assistente de logística, Mariana Santos, 17 anos, também comemorou:
“O curso foi uma experiência muito gostosa e meu primeiro contato com a área profissional. Vou querer seguir nessa área.”
Para Lawanny Esteffanny, formanda em eletricista industrial, o Jovem Aprendiz representa continuidade no desenvolvimento pessoal:
“Fiquei quatro anos no Clin Social, praticando esportes e aprendendo música. O Jovem Aprendiz é minha segunda jornada com a Clin, e me ajudou a me desenvolver como ser humano.”
O programa oferece duas seleções por ano, completando 150 vagas e seis turmas. Para o primeiro processo seletivo de 2025, haverá duas turmas de assistente de logística, uma de eletricista industrial, uma de mecânico de manutenção e duas de webdesign, com 25 vagas cada.